PT protocola requerimento para ouvir Serra na CPI do Cachoeira

Escrito en BLOGS el
Por sugestão de Henry Chevalier, via Facebook

PT protocola requerimento para ouvir Serra na CPI do Cachoeira

Jornal do Brasil, com Portal Terra

11/06/2012

O Partido dos Trabalhadores quer ouvir o ex-prefeito de São Paulo José Serra sobre os contratos firmados entre a Prefeitura da referida cidade com a construtora Delta. Para isso, um requerimento foi apresentado, na semana passada, para ouvir o ex-prefeito na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Cachoeira.

A proposta, cujo autor é o deputado Dr. Rosinha (PT-PR), inclui também o ex-diretor da empresa Desenvolvimento Rodoviário (Dersa) Paulo Vieira, conhecido como Paulo Preto. Durante a campanha eleitoral de 2010, Paulo Preto foi alvo de denúncias sobre um suposto esquema de corrupção em obras viárias do governo paulista. Segundo reportagem da revista Isto É, Vieira teria fugido com R$ 4 milhões arrecadados para a campanha de Serra ao Palácio do Planalto. Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o engenheiro negou ter arrecadado recursos para o PSDB, mas disse ter criado as melhores condições para que houvesse aporte de recursos em campanha, ao dar a palavra final e fazer os pagamentos no prazo às empreiteiras terceirizadas que atuaram nas grandes obras de São Paulo.

De acordo com o autor do requerimento, a proposta não precisa ter apreciação imediata pelos deputados. "Pretendo fazer o debate ao longo da CPI", afirmou. Questionado sobre um possível interesse eleitoral no pedido para ouvir Serra, pré-candidato do PSDB à prefeitura paulistana, Dr. Rosinha reconheceu que é normal haver controvérsias em uma comissão parlamentar. "Sempre há disputas políticas. Essa CPI não é diferente", declarou.

Procurada, a liderança do PSDB na Câmara dos Deputados não quis comentar o caso. Já o presidente nacional do partido, deputado federal Sérgio Guerra (PSDB-PE), criticou a proposta do colega petista. "Trata-se de uma proposta indecente. Um factóide demagógico de quem não quer investigação, mas confusão", disse.

Carlinhos Cachoeira

Acusado de comandar a exploração do jogo ilegal em Goiás, Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, foi preso na Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, em 29 de fevereiro de 2012, oito anos após a divulgação de um vídeo em que Waldomiro Diniz, assessor do então ministro da Casa Civil, José Dirceu, lhe pedia propina. O escândalo culminou na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos e na revelação do suposto esquema de pagamento de parlamentares que ficou conhecido como mensalão.

Escutas telefônicas realizadas durante a investigação da PF apontaram contatos entre Cachoeira e o senador democrata Demóstenes Torres (GO). Ele reagiu dizendo que a violação do seu sigilo telefônico não havia obedecido a critérios legais.

Nos dias seguintes, reportagens dos jornais Folha de S.Paulo e O Globo afirmaram, respectivamente, que o grupo de Cachoeira forneceu telefones antigrampos para políticos, entre eles Demóstenes, e que o senador pediu ao empresário que lhe emprestasse R$ 3 mil em despesas com táxi-aéreo. Na conversa, o democrata ainda vazou informações sobre reuniões reservadas que manteve com representantes dos três Poderes.

Pressionado, Demóstenes pediu afastamento da liderança do DEM no Senado em 27 de março. No dia seguinte, o Psol representou contra o parlamentar no Conselho de Ética e, um dia depois, em 29 de março, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski autorizou a quebra de seu sigilo bancário.

O presidente do DEM, senador José Agripino Maia (RN), anunciou em 2 de abril que o partido havia decidido abrir um processo que poderia resultar na expulsão de Demóstenes, que, no dia seguinte, pediu a desfiliação da legenda, encerrando a investigação interna. Mas as denúncias só aumentaram e começaram a atingir outros políticos, agentes públicos e empresas.

Após a publicação de suspeitas de que a construtora Delta, maior recebedora de recursos do governo federal nos últimos três anos, faça parte do esquema de Cachoeira, a empresa anunciou a demissão de um funcionário e uma auditoria. O vazamento das conversas apontam encontros de Cachoeira também com os governadores Agnelo Queiroz (PT), do Distrito Federal, e Marconi Perillo (PSDB), de Goiás. Em 19 de abril, o Congresso criou a CPI mista do Cachoeira.

Leia também: Editorial de O Globo passa recibo para a blogosfera, sai em defesa de Veja, Policarpo e de seus próprios interesses Jornal da Record: Inquérito da PF aponta ligação suspeita entre Cachoeira e revista Veja Record: Documentos da PF mostram que Veja atendia a interesses de Cachoeira Demóstenes, o ‘professor’ Cachoeira, Veja e as tramóias pra derrubar Dilma Mino Carta desafia Civita Quem quer melar a CPI? Recados de todos os lados… A quem servem? Não é Demóstenes que é convicente é você que quer ser enganado A pedido de Cachoeira, Demóstenes usa suas relações para transferir presos acusados de pertecer a grupo de extermínio E começou a CPI. Começou quente, apesar de tanta Cachoeira Veja Cascateira UIA! Para Folha, agora, Cachoeira é ‘superbicheiro’ e ombudskvinna diz que imprensa deve revelar sua relação com ele

A pedido de Cachoeira, Demóstenes usa suas relações para transferir presos acusados de pertencer a grupo de extermínio Velha mídia venal nunca se conciliará com o esquerdismo, mesmo o envergonhado do PT Serra – Protagonista da Privataria tucana-, apoiado por réu do ‘mensalão’, usa ‘mensalão’ contra PT em horário eleitoral Miguel Baia: Íntegra da matéria da CartaCapital: O triste fim de Policarpo [e da Veja?] Leandro Fortes: O TRISTE FIM DE POLICARPO JR.

MST ocupa fazenda do bicheiro Carlinhos Cachoeira no DF

Íntimas relações entre Policarpo Jr., o bicheiro Carlinhos Cachoeira e o senador cassado Demóstenes Torres

Condenado pela mídia: uma retrospectiva das capas de Veja sobre “Mensalão”

Veja, cara de pau, agora é ‘ativista da democratização das comunicações’

No que Cachoeira transformou o jornalismo em Brasília

Quando leitores sentem vergonha alheia de jornalistas: Noblat e o “foi para mim os xingamento”

Comentário no blog de Noblat assinado como sendo do filho de Sepúlveda Pertence nega as declarações do blogueiro sobre Tóffoli

Como a campanha neojanista pró-vassouras, o circo midiático do julgamento da AP470 miou

Nem Noblat respeita Gilmar “Dantas”

Leandro Fortes: A Idade Mendes

Gilmar diploma Marconi e Demóstenes diz que Perillo não precisava de diploma, mas é exemplo

Gilmar Mendes se acha a própria instituição da Justiça!

Leandro Fortes: Nos rincões dos Mendes

Na sua exaltação, o ministro Gilmar Mendes ainda não reparou que tem municiado quem queira atacá-lo

Joaquim Barbosa para Gilmar Mendes “Vossa Excelência está destruindo a Justiça deste país”

Collor volta a apontar as relações entre o bicheiro Cachoeira e o PGR Gurgel

Policarpo Jr. e Veja pediram grampo ilegal a Cachoeira

Dr. Rosinha: “Policarpo usou, foi usado ou era da quadrilha de Cachoeira.”

Leandro Fortes: É FANTÁSTICO: O SEQUESTRO DA NOTÍCIA ALHEIA

PT protocola requerimento para ouvir Serra na CPI do Cachoeira ____________ Publicidade // //