Relato do meu amigo Guell no Facebook sobre o que aconteceu ontem no Quilombo Rio dos Macacos, que em síntese foi dito aqui: Cadê Jaques Wagner? Cadê Dilma Rousseff, cadê ministro Celso Amorim, Cadê Seppir? Ligue, cobre, pressione, denuncie: (61) 2025-7001 - Ouvidoria; Luiza Bairros Telefone (s): (61) 2025-7006. Fax: (61) 2025-7088. E-mail: luiza.bairros@planalto.gov.br. Gabinete da Ministra. (71) é 8617-7872 Fundação Palmares, falar com Veronica.
Por: Guellwaar Adún #sejaquilomboriodosmacacosvctb: 'A nossa honra tem que ser lavada'. Sim, nós também somos Quilombo Rio dos Macacos. Que esse sorriso simbolize nossa vitória.
Leia também: Rio dos Macacos mais uma vez na mira truculenta, cadê Jaques Wagner? Carta dos Quilombolas do Rio dos Macacos QUILOMBO RIO DOS MACACOS denuncia violência da Marinha; 2º DN desmente VILMA REIS: A Marinha do Brasil, não pode tomar o Território de Rio dos Macacos Eu sou Quilombo dos Macacos Denúncia: Quilombolas do Rio dos Macacos acusam Marinha brasileira de assassinato Bahia: Quilombolas do Rio dos Macacos corre risco de expulsão Adiado o despejo na Comunidade Quilombola Rio dos Macacos __________ PublicidadeSaímos de lá há mais ou menos três horas. Há muita coisa a ser narrada, mas, confessadamente, a tristeza e o ódio por constatar a total inexistência do Estado de Direito junto as populações Negras, em especial quilombolas, nesse momento me tira qualquer tesão para escrever detalhamente sobre o dia de hoje, 28 de maio de 2012, no Quilombo Rio dos Macacos. Detalhe, aquela comunidade não conta sequer com o Direito de 'Ir, Vir e Estar'.
Conquistamos o recuo dos milicos, mas isso não significa absolutamente nada. Nada.
A ditadura acabou pra quem, cara pálida? Diria o canoeiro de São Félix. A dita cuja continua viva, como sempre esteve, acossando comunidades Negras, a exemplo do Quilombo Rio dos Macacos e outros territórios Negros.
Amanhã temos uma PAUTA IMPORTANTE na Defesoria Pública, que fica no STIEP, às 14:00. Importante que o máximo de pessoas esteja presente.
Na sexta feira, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal e, possivelmente, com a presença da Ministra. O horário será definido ao longo da semana.
Estou realmente cansado e triste com tudo que presenciamos hoje e com o estado de alerta/tensão que uma situação dessa acarreta, pois não sabemos o que poderá ocorrer esta noite ou durante os dias que seguem. A nossa presença, em larga medida, explicita aos milicos que não estamos para brincadeira, no entanto nos preocupamos exatamente com nossa ausência.
Queremos agradecer a mobilização de todo mundo em torno da questão. Mantenhamo-nos alertas.
Say Adinkra (que foi a primeira a nos comunicar sobre o ocorrido), Fafá M. Araújo (quem me repassou a primeira informação), Miriam Castro, Josineide da Costa Atividades Denuncio, Fabio Arruda, Daniela Luciana Silva Conceição Oliveira Luana Soares e todxs xs demais ativistas a pré-disposição de vocês para a luta e articulação/mobilização nacional sempre foi e é fundamental. O Quilombo Rio dos Macacos não está sozinho, nem nenhum de nós que está envolvidx com esta luta. Há muito a ser feito ainda. Fiquemos atentxs.
Perdoem meus possíveis erros na escrita. Nem me darei ao trabalho de corrigi-los. Espero que a informação tenha sido transmitida a contento. Tentarei publicar algumas fotos que fiz do campo de batalha. Digam-me se estamos exagerando ao adjetivarmos de Guerra o que aquela comunidade tem vivido.
(...)
p.s. Ah, por favor, alguém defina Estado de Direito. #sejaquilomboriodosmacacosvctb
(...)
(...)