Hoje o Emerson Luis reclamou no twitter sobre o caos no metrô. Emerson passou muito tempo em BSB e esqueceu que esse caos é cotidiano. Aqui metrô e trens só funcionam bem na terra da fantasia, na cidade imaginária das propagandas do PSDB.
Se as coisas continuarem desse jeito a copa será caótica no Brasil inteiro, mas em São Paulo será o horror do horror. Não há plano de mobilidade urbana no Brasil, mas em São Paulo há plano de paralização urbana, de sequestro do nosso direito de ir e vir em segurança e com algum conforto. Não há como manter a saúde física e mental tendo de se deslocar diariamente nesta cidade.
Vejamos o release que Rogério Chaves preparou para refrescar nossa memória:
PROPAGANDA ENGANOSA DO PSDB SOBRE METRÔ PAULISTANO & CPTM "Expansão SP 2008-2010 - A revolução sobre trilhos"
SOFRIMENTO SEM FIM PARA USUÁRIOS DO TRANSPORTE DE MASSA EM SP
G1 / SPTV 1ª Edição - 20/03/2012Vídeo e texto: Superlotação e falhas no transporte sobre trilhos penalizam a população em SPAtrasos, quebra de equipamentos, superlotação de trens, etc são a regra no transporte de massa de SP.Veja as justificativas do Secretário de Transportes Jurandir Fernandes; ele fala de investimentos que, na verdade, caíram (veja links abaixo) nos últimos dois anos, agravando os problemas de manutenção nas estações e trens do Metrô e da CPTM. Ele afirma que anda de trens. Porém, deve usá-los fora do pico. Ele coloca, indiretamente, a culpa nos municípios ao dizer que tudo é jogado no Metrô. Verdadeiro cara-de-pau.Acompanhe o vídeo com duração de 13m12sPANES NO TRANSPORTE DE MASSA EM SP: ALIADA À QUEDA DE INVESTIMENTOS EM MANUTENÇÃO PELO GOVERNO ALCKMIN, HÁ DEFASAGEM BRUTAL ENTRE A NECESSIDADE DA CIDADE E A OFERTA DE TRANSPORTE DE MASSAFolha (via IDEC) Governo Alckmin investe cada vez menos em 'linha nobre' da CPTMSegundo levantamento feito pela assessoria da Liderança do PT na Assembleia Legislativa de SP, queda foi de 40% entre 2010 e 2011.Orçamento previsto para este ano também tem menos recursos; enquanto fica sem investimentos, número de passageiros só aumenta nos trens da CPTMEstadãoEditorial - Panes no transporte de massa de SP[Para o prof. Jaime Walmann, do Departamento de Planejamento e Operações de Transporte da USP, panes, como as ocorridas há alguns dias em SP, podem ser minimizadas desde que se reduza “a defasagem brutal entre a necessidade da cidade e a oferta de transporte de massa". Contudo, como isto não ocorrerá a curto prazo eé agravada com a queda de investimentos na manutenção, as panes persistirão e a qualquer momento poderão ocorrer acidentes mais graves]ptalespMetrô de SP tem média superior a 1 acidente por dia envolvendo seus usuáriosEm 2011, 393 passageiros sofreram lesão corporal decorrentes de acidentes com trens do MetrôLEMBRANDO A NATIMORTA "REVOLUÇÃO SOBRE OS TRILHOS"
__________ Publicidade // //Uol - 08/04/2011
Metrô de SP construiu, em média, durante 36 anos – 1974-2011 - apenas 1,6 Km de linhas anuais, causando saturação e superlotação de seus trens
Metrô de São Paulo é insuficiente como alternativa para o carro.
Atualmente com 61 estações distribuídas em cinco linhas que somam 70,9 quilômetros de extensão, o Metrô de São Paulo não se desenvolveu o suficiente para atender às necessidades da metrópole. Preto no branco, o metrô da capital expandiu-se, em média, apenas 1,6 quilômetro por ano nos últimos 36 anos
Estadão - 09/04/2011
Metrô de SP é o mais lotado do mundo
No ano passado, foram transportados 11,5 milhões ode passageiros a cada quilômetro de linha, um aumento de 15% em relação a 2008.
Enquanto o total de passageiros aumentou, a satisfação de quem usa o sistema diminuiu. A pesquisa "O Metrô segundo seu usuário: uma avaliação do serviço" do ano passado mostrou que 60% dos entrevistados classificaram o meio de transporte como "muito bom" e "bom". Em 2009, as notas positivas eram 67%. A pesquisa é feita desde 1974
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110409/not_imp703954,0.php