A 'inteligência', a 'coerência', o 'conhecimento' de Serra, o gestor 'democrata'

Escrito en BLOGS el

Cada vez que ouço o trololó autoritário deste eterno candidato, sem nenhuma sustança (o que foi aquele discurso pós primeiro turno do 'olhar para o presente e futuro' repetindo mil vezes o mesmo lugar comum, a mesma frase feita???? eu me pergunto como as pessoas com algum capital cultural que vivem na cidade de São Paulo permitem ser enganadas desta maneira. A periferia não se deixa enganar, mas aqueles com ensino superior, acesso a bens culturais, viagem ao exterior repetem mantras tucanos e não param um único momento para refletir? Será que o preconceito de classe causa danos que impedem sinapses?

Porque, na boa, nenhum desses eleitores de Serra pararam para avaliar os erros de previsão feitos pela mídia grande, a manipulação das pesquisas de intenção de voto, distantes dos resultados das urnas? Será que não incomoda a esta parte do eleitorado também ser enganada?

Experimente fazer um execício de atenção, preste atenção  quantas mil vezes você ouviu e leu a palavra MENSALÃO, quantas horas todas as tevês e quantas páginas todos os jornais e revistas tocaram a mesma tecla: MENSALÃO, MENSALÃO, MENSALÃO, MENSALÃO,MENSALÃO .... 

Será que não há ruídos? Será que esta mídia repetitiva e insistente está me contando tudo, será que o que os grandes meios de comunicação me contam é exatamente o que ocorreu? Por que não dedicam o mesmo tempo e empenho para falarem do mensalão tucano, do mensalão do DEM, para falarem da Privataria Tucana, do Cachoeira (Serra e Delta), do Paulo Preto, dos mais de cem imóveis comprados pelo secretário indicado por Serra, Aref, do rombo causado aos cofres públicos pela Controlar... Esses temas não são importantes? Não são de interesse público?

Dois dias antes do primeiro turno (como também fez em 2010 com os panfletos reacionários do bispo de Guarulhos impressos em gráfica tucana) Serra espalhou panfletos apócrifos contra o PT (e antes uma cartilha contra Russomanno e o contra o PT) e também como fez em 2010 Serra conseguiu calar a imprensa operária à força (em 2010 empastelou a Revista do Brasil) na última sexta à noite foi a vez da Folha Bancária. Serra quer calar a blogosfera!

Imagine se fosse o PT a fazer algo do gênero, a calar na marra uma voz dissonante, a censurar a imprensa,  como é que a grande mídia e o PSDB tratariam estas práticas autoritárias? Vai pensando aí...

Serra também não cumpre o pouco que promete:

Serra se apropria de inúmeros projetos que não criou e que durante muito tempo ele utilizou como bandeiras de campanha e não foi questionado pela grande mídia, como por exemplo a criação do FAT, dos Genéricos, nada disso foi feito por ele.

Como se tudo isso não bastasse o provincianismo de Serra me assusta, sério!

Eu não conhecia Haddad, no máximo acompanhei sua atuação no MEC, mas nunca havia ouvido ele falar sobre administração das cidades, orçamento, planos de governo, cultura, transporte, mobilidade urbana... Quando ele se tornou candidato apurei os ouvidos para conhecer e ver se valia a pena. Me surpreendi, Fernando Haddad não é apenas um rostinho bonito, o homem tem ginga e sustança. Impressiona o quanto ele é bem informado, culto, cidadão do mundo. Perto de Haddad, Serra é de um provincianismo primário, um cidadão da Mooca quando muito com todo respeito à Mooca.

Se você acha que isso é papo de petralha governista, vou refrescar a sua memória. As gafes de Serra impressionam, elas demonstram preconceito e ignorância (traços de provincianismo). Recorro a algumas frases proferidas por ele durante a campanha presidencial de 2010. Serra trocou nome de políticos e de cidades, fez defesa da traição conjugal "com discrição" (por que será?); afirmou que defendia o aborto e logo em seguida negou; fez considerações sobre uma suposta migração de nordestinos "para o Brasil" e a pérola de um 'verdadeiro estadista'': a camisinha chinesa que cheirava a "pena de galinha fervida".

A Campanha em Gafe

Por: MÁRCIO FALCÃO e RANIER BRAGON, , da Folha Poder

JOSÉ SERRA - DISCRIÇÃO "Ontem, foi apresentado nosso Indio para a vice-presidência, um homem jovem, preparado, com experiência, que vai crescer muito e ter muita responsabilidade (...) Tem uma namorada e, me disse por telefone, "não tenho amantes". Eu até disse, também não precisa exagerar. O que tem que ser é uma coisa discreta. Não estou aqui pregando pular cerca no casamento, mas também não precisa exagerar" 1.jul, em sabatina na CNA (Confederação Nacional da Agricultura e da Pecuária).

- CONTRA E FAVOR "Nunca disse que sou contra o aborto porque sou a favor" 6.out, em encontro com líderes da oposição, se corrigindo logo em seguida: "Ou melhor, nunca disse que era a favor do aborto porque sou contra o aborto." - CHEIRO DE PENA "A camisinha cheirava a pena de galinha fervida, cheia de buracos [...] . Os chineses devem gostar, no momento apropriado, do cheiro de pena de galinha, mas nós não" 25.mai, durante sabatina na CNI (Confederação Nacional da Indústria), ao falar de licitação que fez no Ministério da Saúde para compra de camisinhas. Segundo ele, a imprensa preparava reportagem para denunciar que havia uma opção, chinesa, mais barata.

- GOIANÊS "Temos três problemas: estou longe [da imprensa], não estou te ouvindo direito e não estou entendendo o seu sotaque" 19.jul, durante visita a Goiânia

- TRAVA-LÍNGUA "Por que vocês defendem carinho e amizade com o Ahma... Ahmanijedad?" 12.set, em debate Folha/RedeTV!, tropeçando na pronúncia do nome do ditador iraniano Mahmoud Ahmadinejad

- QUASE LÁ "Perdão. Ribeirão Preto eu ainda vou" 27.set, em entrevista coletiva, após trocar Presidente Prudente (560 km de São Paulo) por Ribeirão Preto

- TROPEÇO "De fato, eu aprendi a fazer política quando morei no Rio de Janeiro e vivia o tempo todo em Minas, Bahia e Pernambuco. Na terra do Marcelo Alencar, Aécio, Sergio Guerra, do Juthay... [alguém da plateia grita "Jatene'] e na terra do Jatene, que é Rondônia. [pausa, escuta correção da plateia] O Jatene é do Pará? Ele me disse que era de Rondônia" 10.abr, no lançamento de sua candidatura, em Brasília, ao se referir ao tucano que lidera as pesquisas ao governo do Pará

____________ Publicidade // //