A Folha fazendo jornalismo denunciando tucanos é algo muito raro. Na matéria reproduzida abaixo, aprendemos que Chalita nunca deixou de ser tucano e que a Folha se quisesse poderia fazer jornalismo. A reportagem sobre o Plano B de Alckmin também revela que o departamento de publicidade da Folha ainda não se acertou com o governo do estado de São Paulo. Cadê a NaMariaNews para nos contar os desacertos deste embroglio?
Fiquei bastante curiosa com o tipo de publicidade veiculada na tevê do metrô, a cargo da agência TV Minuto. Fui ao site e assisti ao vídeo promocional. Fiz três prints deste vídeo e reproduzo-os também.
Repare numa das propagandas veiculadas na tevê do metrô que, segundo dados da própria agência 'é a tevê que impacta 3 milhões de passageiros todos os dias nos vagões do metrô'. Leia também o texto do Quem Somos veiculado na página da TV Minuto. Depois compare com os vídeos promocionais que veiculam as imagens de Gabriel Chalita (descritos na reportagem da Folha).
Clique nas imagens para ampliá-las ou vá direto ao vídeo promocional da TV Minuto.
Print 1
Print 2
Print 3
Comparar como são representadas as imagens de Lula (quando era presidente) e Chalita, futuro candidato à prefeitura de São Paulo, mostra como a TV Minuto serve pra fazer propaganda política subliminar e fora do horário político constitucional, usando um dos transportes públicos do estado de São Paulo. Depois responda: há alguma isenção nas imagens representadas de Lula (via CQC que faz propaganda política anti-PT e pró- oposição sem o menor constrangimento) e as de Chalita como são descritas na reportagem da Folha? Sua resposta servirá para entender uma das estratégias do PSDB que vem dando certo para conseguir permanecer há quase 20 anos no poder do estado de São Paulo... Chalita protagoniza vídeos exibidos pelo metrô de SP Imagem de pré-candidato à prefeitura é vista por 3,3 milhões de passageiros Estatal controlada pelo governo de Geraldo Alckmin disse que não autorizou exibição de conteúdo "inadequado"
Por: CATIA SEABRA, de Brasília e DANIELA LIMA, de São Paulo, na Folha
10/07/2011
De Itaquera à Barra Funda. Do Jabaquara ao Tucuruvi. Quase diariamente, rosto, nome e mensagens do deputado Gabriel Chalita (PMDB-SP), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, são exibidos para, em média, 3,3 milhões de pessoas dentro dos vagões do Metrô, empresa sob administração do governo Geraldo Alckmin.
Há cerca de um mês, dez vídeos produzidos com mensagens extraídas de um dos livros do deputado começaram a ser exibidos, de graça, pela TV Minuto, que controla a programação nas três linhas do metrô da capital.
Batizado de "Gentileza", com base em livro de autoajuda homônimo de Chalita, o programa tem dez esquetes, de 15 segundos cada. Quando exibidas, entram oito vezes por dia na programação.
Nos vídeos, a imagem de Chalita é associada a civilidade e leveza. Sob fundo amarelo, uma linha azul cruza uma flor, arremessando pétalas ao ar, até formar a letra G, de gentileza -e de Gabriel.
Ao lado, surge o rosto de Chalita. Abaixo, seu nome. Depois, são exibidas animações com mensagens como "trabalhar é transformar sonhos em realidade" ou "gestos de gentileza, mesmo pequenos, são poderosos".
As inserções começaram a circular no mesmo mês em que a pré-candidatura de Chalita à Prefeitura de São Paulo foi oficializada.
PLANO B
Chalita é amigo de Alckmin. O governador alavancou sua carreira política ao nomeá-lo secretário de Educação na sua gestão anterior.
Fora do PSDB desde 2009 e hoje no PMDB, aliado do PT no governo federal, Chalita ainda mantém influência no tucanato. Ele foi consultado por Alckmin sobre a nomeação de titulares para as secretarias de Educação, Justiça e Desenvolvimento Social.
É considerado por alguns o plano B do governador para a prefeitura, caso a candidatura do PSDB não tenha força contra o candidato do prefeito Gilberto Kassab.
A TV Minuto disse que sua equipe editorial decidiu exibir as mensagens de Chalita porque elas se adequam à política de divulgar ações "educativas". "Não há conteúdo político nisso. Eu não falo como o Chalita como deputado, mas como professor", disse o diretor-geral da TV Minuto, Cris Moreira.
Ele ressaltou que, como as esquetes são veiculadas de graça, enquanto empresas pagam pelo espaço, não há compromisso com a manutenção do conteúdo.
Diz Moreira que a direção do Metrô tem "ciência" da programação. A assessoria do Metrô disse que o programa "é de inteira responsabilidade da TV Minuto".
"O Metrô considera que o programa é inadequado. Por isso, vai determinar que sua veiculação seja interrompida", diz a empresa. Procurado, Chalita não retornou.
_____________
Publicidade
//
//