A morte sem eufemismos no Campo

Escrito en BLOGS el

Quando eu lembro do capítulo V do texto de Aldo Rebelo do novo código florestal: DA SUPRESSÃO DE VEGETAÇÃO(NATIVA) PARA USO ALTERNATIVO DO SOLO(P.14), penso que as mortes no campo, em pleno século XXI, não contêm nenhum eufemismo capaz de nos fazer ignorá-las.

PA: extrativistas mortos em Nova Ipixuna são enterrados em Marabá
Por: Altino Machado no Terra Magazine
26/05/2011

O cortejo e o sepultamento do casal de extrativistas José Cláudio e Maria do Espírito Santo da Silva, no cemitério da Saudade, em Marabá (PA), foi acompanhado por cerca de mil trabalhadores rurais do sudeste do Pará.

O casal foi alvo de pistoleiros numa emboscada na manhã desta terça-feira (24), na comunidade Maçaranduba, a 50 Km do município de Nova Ipixuna.

As vítimas viajavam em uma motocicleta e foram surpreendidas por dois homens encapuzados que dispararam vários tiros, quando diminuíram a velocidade para travessia de uma ponte.

- Durante umas cinco horas houve congestionamento em 20 quilômetros entre a rodovia BR-222 e a estrada de ferro de Carajás. É mais um momento muito triste que presencio como profissional na região - disse ao Blog da Amazônia o fotógrafo Raimundo Paccó.

Fotos: Raimundo Paccó

Leia mais:

Mais de 1,5 mil pessoas foram assassinadas em conflitos agrários nos últimos 25 anos

No Brasil, cresce o número de assassinatos em conflitos no campo

Pistoleiros cortaram orelha de extrativista assassinado no PA

CNS culpa governo por assassinato de líderes extrativistas no Pará

_____________

Publicidade //