No site da CNN você pode ver o vídeo e a indignação do Correspondente Internacional ao falar das mentiras da FOX. A FOX sugeriu que jornalistas estrangeiros , incluindo Nic Robertson da CNN estariam sendo usados por Gadhafi como escudos humanos para impedir que aviões da coalizão atacassem certos pontos.
“É mentira. É absoluta hipocrisia.” [Correspondente da CNN sobre notícia divulgada pela Fox], na CNN 21/3/2011
Nic Robertson, principal correspondente internacional da CNN-EUA, responde a notícias da rede FOX, de que Gaddafi estaria usando jornalistas como escudos humanos.
TEXTO DA ENTREVISTA TRANSCRITA. Primeira versão. Essa versão pode ser alterada e atualizada no correr das horas.
WOLF BLITZER, entrevistador: Sobre outro assunto relacionado, ou não, talvez tenha alguma relação:
– Queria que você falasse sobre o que o canal Fox News sugeriu, que você, uma equipe da Reuters, alguns outros jornalistas, estariam sendo usados por Gadhafi como escudos humanos para impedir que aviões da coalizão atacassem certos pontos. O que você sabe sobre isso?
NIC ROBERTSON, principal correspondente internacional da CNN, da Líbia: Wolf, é mentira. É absoluta hipocrisia. Você sabe: quando se chega a um lugar como a Líbia, espera-se ouvir mentiras e boatos plantados pelo ditador local. Ninguém espera ouvir mentiras de outros jornalistas. Por que digo isso?
Porque a Fox News disse que não enviaria correspondentes na viagem de ontem, porque, disseram, essa seria “viagem de propaganda”. Mas mandaram alguém. O sujeito não escreve, não é editorial e não é técnico, nem é cameraman. Entregaram uma câmera e o mandaram andar para lá e para cá, por aí – entrar no ônibus com outros 40 jornalistas que estavam lá, para uma viagem. Nos avisaram que, por razões de segurança, teríamos de entrar e sair do ônibus quando nos dissessem. Quando o sujeito estava no ônibus, até ele – esse membro da equipe da Fox – surpreendeu-se ao ver que o correspondente e o cameraman normal saíram do ônibus, e que o mandaram ficar no ônibus e seguir viagem.
Por isso digo que o que a Fox está dizendo é mentira e hipocrisia.
A ideia de que haveria escudos humanos é loucura. Quero dizer: se o correspondente da Fox estivesse aqui, eu saberia. Conheço Steve Harrigan, o correspondente da Fox aqui, há anos. Anda sempre onde há figurões do governo dos EUA. Outros correspondentes aqui, NBC, CBS, todos dizem a mesma coisa: que todos puderam trabalhar livremente. E que nessas viagens só muito, muito raramente, vê-se por aqui o pessoal da Fox News, que não acompanha os jornalistas nas viagens e, ontem, não viajou conosco.
Por isso, eles dizerem o que estão dizendo, que seria “viagem de propaganda” e que os jornalistas que viajaram estariam sendo usados como escudos humanos, quando a Fox nem viajou para saber do que se tratou é ridículo.
Nos trouxeram para cá. Passamos pela segurança. Filmamos o prédio. Tivemos 15, 20 minutos para trabalhar, cinco minutos na tenda de Gadhafi e depois nos mandaram sair. Eu fui fisicamente empurrado para dentro do ônibus, quando saímos. O governo queria que saíssemos logo dali, não que ficássemos como alguma espécie de escudo humano. Se pareço zangado, é porque estou furioso. Como já disse, todos esperamos que os ditadores e o governo aqui minta, mas eu, pelo menos, não esperava ver jornalistas mentirem tanto. Sinceramente, é uma terrível decepção para mim.
BLITZER: E esse representante da Fox que viajou com os jornalistas nessa viagem, levava alguma câmera?
ROBERTSON: O cameraman e o correspondente da Fox entregaram uma câmera a ele, mas ficaram no hotel e não viajaram. Correspondentes que raramente deixam o hotel... Não sei com quem eles falam, para encontrar alguma notícia.
Nós acompanhamos essas viagens organizadas pelo governo líbio. por uma única razão: porque não nos interessa que o governo filme, edite tudo e, depois, nos entregue o material pronto. Queremos filmar e editar nós mesmos. Temos de ver, para saber se é sistema de comando e controle. Que sentido há em o governo, deles ou nosso, nos deixar ver, mas só eles filmam e editam tudo? Por isso vamos, porque somos jornalistas e temos de ver e noticiar.
Já disse e repito. Estou chocado, frustrado, decepcionado. É uma situação lamentável, horrível. Wolf.