Somos tão criativos e há tantos modos de protestar! Diante de um Obama sem noção no espaço público tão simbólico de nossas lutas como a Cinelândia, virar as costas, vaiar, ir com camisetas com a foto de Bradley Manning, do Chávez, do Evo Morales, com mensagens sobre Guantánamo (ou se vestir como um presidiário de Guantánamo), enfim, várias formas bastante claras e inteligentes e que jamais provocariam qualquer sinal de dubiedade no protesto colocando em risco os manifestantes. Afinal não se brinca com segurança dos manifestantes quando sabemos que todos os prédios teriam atiradores de elite.
Mas para sorte ou azar da nota lamentável do PT e a idéia infeliz da extrema-esquerda, Obama amarelou, desistiu de discursar na Cinelândia, um discurso que sobre todos os aspectos seria sem noção dado ao conteúdo e intenções especialmente considerando o lugar que havia escolhido para falar.
Maria Frô deixa aqui uma sugestão ao diretório do PT do Rio para uma futura nota. Seria algo mais ou menos assim:
O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores considera a visita do presidente dos EUA ao Brasil uma excelente a oportunidade para Obama conhecer as posições do nosso governo, do Partido dos Trabalhadores e dos movimentos sociais brasileiros sobre inúmeros assuntos em que as posições oficiais do governo dos EUA divergem das do governo brasileiro.