Mês passado publiquei um post com a denúncia de que um ator, via facebook, chamou a miss universo de 'macaca'. O post levantou uma discussão acalorada e apesar do ator ter escrito um texto afirmando que era brincadeira e que não foi racista muitos leitores não se convenceram disso.
O Maria Frô está repleto de notícias de casos de racismo e, felizmente, alguns mostrando que alguma punição foi aplicada pela Justiça. Isso me leva a crer que obviamente as leis específicas pra debelar preconceitos e/ou crime de ódios não são capazes de evitá-los por completo, mas ao menos anda fazendo doer no bolso dos agressores, o que já é um avanço.
Racismo em boate de Niterói gera indenização de R$ 4 mil
10/10/2011 Um segurança de uma casa noturna de Niterói vai receber R$ 4 mil de indenização por dano moral de um cliente que o insultou com palavras racistas. Fábio do Carmo conta que, ao tentar separar uma briga entre dois jovens, um deles, chamado Dílson Pinheiro, o chamou de “macaco” e “crioulo escravo”. A decisão é da 15ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, que manteve a sentença de primeiro grau.
Para o relator do processo, desembargador Sergio Lucio de Oliveira e Cruz, houve o crime de injúria por preconceito.“Importa dizer, ainda, que a alegação do réu de xingar seu ofensor, numa tentativa de livrar-se das agressões, é digna de lástima e demonstra que a conduta adotada foi pautada na total ausência de respeito ao ser humano. De tudo o que foi dito e apurado, constatam-se presentes os requisitos ensejadores da responsabilidade civil: conduta injuriosa, nexo de causalidade e dano de natureza moral.”, destacou.
Nº do processo: 0024536-55.2009.8.19.0002 Fonte: Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
Leia também:
Alê Peixoto: Miss Leila Lopes e o racismo no Facebook
Marco Cals: “Eu chamo TODOS meus amigos (independente de idade, raça ou classe social) de MACACA”
Empresário de Caruaru chama frequentadores de shopping de ‘gente baixa’, favelados e fedidos
Médica de Sergipe que ofendeu funcionário negro da Gol é condenada por injúria
DENÚNCIA: Ator mineiro é vítima de racismo durante Festival de Teatro Universitário de Blumenau
Justiça Federal abre processo contra Mayara Petruso
João Negrão: As duas Mortes de Toni, guineense assassinado em Cuibá
“Não fala com pobre, não dá mão a preto, não carrega embrulho…”
É, segundo Kamel, não somos racistas. Só quase assassinos
Proteste! Não dê lucro a corporações racistas!
Januário Santana, vítima de racismo no Carrefour, é indenizado pela rede de supermercados _________ Publicidade // //