O cineasta Sílvio Tendler costuma manifestar-se publicamente em situações que exigem tomada de posição, sem eufemismos, sem titubear ou como diria Zé Simão: sem tucanês.
Em janeiro deste ano ele escreveu ao Ministro Nelson Jobim uma corajosa carta pedindo punição aos torturadores, leia-a: aqui.
Agora, após o ataque covarde em águas internacionais levado a cabo por militares israelenses contra a frota humanitária de ajuda à Gaza, novamente Tendler se manifesta.
Ah! Sim! Tendler também é judeu, como Ury Avnery, como os ortodoxos do Neturei e tantos outros judeus humanistas que não se sentem representados por um Estado que transformou o fundamentalismo sionista em política de Estado e arma de guerra.
Carta ao governo de Israel Senhores que me envergonham:Judeu identificado com as melhores tradições humanistas de nossa cultura, sinto-me profundamente envergonhado com o que sucessivos governos israelenses vêm fazendo com a paz no Oriente.Médio. As iniciativas contra a paz tomadas pelo governo de Israel vem tornando cotidianamente a sobrevivência em Israel e na Palestina cada vez mais insuportável.
Já faz tempo que sinto vergonha das ocupações indecentes praticadas por colonos judeus em território palestino. Que dizer agora do bombardeio do navio com bandeira Turca que levava alimentos para nossos irmãos palestinos?
Vergonha, três vezes vergonha!Proponho que Simon Peres devolva seu prêmio Nobel da Paz e peça desculpas por tê-lo aceito mesmo depois de ter armado a África do Sul do Apartheid.
Considero o atual governo, todos seus membros, sem exceção, merecedores por consenso universal do Prêmio Jim Jones por estarem conduzindo todo um pais para o suicídio coletivo.
A continuar com a política genocida do atual governo nem os bons sobreviverão e Israel perecerá baixo o desprezo de todo o mundo...
O Sr. Lieberman, que trouxe da sua Moldávia natal vasta experiência com pogroms, está firmemente empenhado em aplicá-la contra nossos irmãos palestinos. Este merece só para ele um tribunal de Nuremberg.
Digo tudo isso porque um judeu humanista não pode assistir calado e indiferente o que está acontecendo no Oriente Médio. Precisamos de força e coragem para, unidos aos bons, lutar pela convivência fraterna entre dois povos irmãos. Abaixo o FASCISMO ! PAZ JÁ ! Silvio Tendler cineasta