Mª Letícia Guimarães na mensagens abaixo nos informa mais sobre os estragos que as chuvas estão produzindo na Colômbia do que os grandes portais da imprensa no Brasil e nos permite avaliar a importância dada pela mídia velha brasileira aos países latino-americanos, mesmo aqueles cujos governos não são demonizados por esta mesma imprensa.
Por Maria Letícia Magalhães (@Leticiamag17, enviado por mail)Bogotá- Todos os dias procuro nos portais brasileiros notícias sobre as absurdas chuvas que caem aqui na Colômbia, mas não encontro nada.
Vejo que houve um incêndio que matou quatro pessoas em Israel, mas as chuvas que já mataram mais de 170 pessoas e deixaram pelo menos um milhão de desabrigados parece não interessar a mídia brasileira.
Dizem aqui que vai haver desabastecimento de produtos agropecuários já que morreram pelo menos 40.000 cabeças de gado, não tem como chegar às plantações de cana que apodrecem no campo, o café não vai florescer normalmente, as verduras e legumes estão morrendo embaixo d’água, as colheitas de arroz e banana estão perdidas.
Hoje ocorreu um desabamento em Bello, departamento de Antioquia, o número de desaparecidos está entre 50 e 200. Uns 20 dias atrás outro desabamento matou quatro pessoas aqui em Bogotá, bem perto de onde moro.
Só agora (22 horas do domingo) vejo a notícia do desabamento em Bello no G1, com informações da agencia EFE e France Presse. É assim que o “principal” informativo do Brasil obtém informaçoes sobre o que acontece num país vizinho? Será que não sabem que existem na web portais locais muito bons, ou será que se não é notícia na Europa ou EUA não interessa ao Brasil?