Grampos e os neoconvertidos à democracia

Escrito en BLOGS el
A história mal contada dos grampos em Brasília

Cristóvão Feil

Porto Alegre (RS) - Hoje eu quero comentar sobre o assunto dos grampos, de que teria sido vítima o presidente do STF [Supremo Tribunal Federal], ministro Gilmar Mendes, em conversa com o senador conservador de Goiás, Demóstenes Torres [DEM]. A grande imprensa, majoritariamente oligárquica, não fala de outra coisa. Todos agora querem ser democratas e reclamar direitos e garantias individuais. Que bom!

Ainda que tardiamente, sempre é bom encontrarmos os neoconvertidos à democracia. Curiosamente, os mesmos que apoiaram e sustentaram o golpe civil-militar de 1964. De qualquer forma, esse assunto dos grampos não está bem contado. Quem primeiramente denunciou foi a desmoralizada Revista Veja, que sempre acha um jeitinho de querer desgastar o governo legítimo do presidente Lula.

Depois, na última segunda-feira o insuspeito general Jorge Armando Félix, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, afirmou que suspeitava que os grampos foram colocados por agentes contratados pelo banqueiro Daniel Dantas, com a finalidade de entregar o chefe da Abin [Agência Brasileira de Inteligência], de quem Dantas é inimigo.

Se o objetivo de Dantas era esse, ele conseguiu com êxito. A denúncia da Revista Veja foi no final de semana e já na segunda-feira o presidente Lula, com a cabeça feita por Gilmar Mendes e o indizível ministro Nelson Jobim, afastava o delegado Lacerda da Abin.

Como se vê, o presidente Lula fraquejou e se deixou influenciar pelas suposições paranóicas de Gilmar Mendes e do ministro Nelson Jobim.

E agora se pergunta: e se o grampo no STF foi mesmo mandado colocar pelo ex-presidiário e o banqueiro Daniel Dantas para prejudicar o delegado Lacerda? Insistimos nesta tecla: o presidente Lula foi fraco. Se deixou engrupir por lobos em pele de cordeiro em nome de uma conciliação que os seus que os seus inimigos disfarçados de amigos não querem e rejeitam.

É uma lástima tudo isso, porque o presidente Lula tem tudo para exercer na plenitude seu poder legítimo, mas tem momentos em que se torna fraco, porque cede a situações absolutamente artificiais. Verdadeiros factóides que visam a enfraquecê-lo e desmoralizá-lo perante à nação.

Pensem nisso, enquanto eu me despeço.

Até a próxima!


Cristóvão Feil é sociólogo e editor do blog Diário Gauche (www.diariogauche.blogspot.com)