Em entrevista coletiva, marcada para as 15h desta quinta-feira (14), o ministro interino da Seppir, Martvs das Chagas, anunciará a condução do deputado federal Edson Santos (PT-RJ) para a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República. A posse do novo ministro está prevista a próxima semana, na quarta-feira (20), às 11h30, no Palácio do Planalto.
A confirmação do novo ministro da Igualdade Racial se deu na manhã desta quinta-feira, por volta das 11h, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva formalizou o convite para que Santos assumisse a titularidade da Seppir, o qual foi imediatamente aceito.
Perfil
Carioca, nascido no Horto, Edson Santos iniciou sua trajetória no movimento estudantil, no início dos anos 80, quando aluno do curso de Ciências Sociais da UERJ. Na época, chegou a ser diretor da União Estadual dos Estudantes.
Na Cidade de Deus, onde morou por mais de dez anos, foi presidente do Conselho dos Moradores da comunidade. Em 1998 foi eleito vereador da cidade do Rio de Janeiro, cargo para o qual foi reeleito em quatro outras eleições consecutivas. Em 2002, quando concorreu ao Senado Federal, recebeu 1,8 milhão de votos, o que, embora não tenha lhe garantido a eleição, projetou seu nome nacionalmente. Em 2006, com 105 mil votos, foi eleito o deputado federal mais votado do PT no Rio de Janeiro.
Mandatos
Depois de passar por outras cinco importantes Comissões Permanentes da Câmara, em 2005 Edson foi eleito segundo vice-presidente da Casa e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Moradia Popular. E acumulou ainda experiência internacional ao participar de vários encontros ao redor do mundo, como em Washington (Estados Unidos), Durban (África do Sul), Vancouver (Canadá), Pequim (China), Nairóbi (Quênia) e Caracas (Venezuela).
Outros marcos de sua passagem pelo Legislativo carioca foram a fiscalização do Poder Executivo - Edson participou de 16 CPIs - e a aprovação de leis importantes para a cidade, como a lei que criou o Conselho Municipal de Política Urbana (COMPUR), a lei que instituiu o Feriado Municipal de Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro, e a lei da meia-entrada para estudantes nos cinemas, teatros e outros eventos culturais.
Entrevista coletiva do novo ministro da Igualdade Racial, sr. Edson Santos
Data: 14 de fevereiro de 2008
Horário: 15h
Local: Auditório Térreo do Bloco A (Esplanada dos Ministérios, Bl. A) - Brasília
Assessoria de Comunicação Social Seppir/PR
Isabel Clavelin
(61) 3411.4977 / 9648.3863
isabel.clavelin@planalto.gov.br
Assessoria de Imprensa do Deputado Federal Edson Santos (PT-RJ)
Isabel Freitas
(61) 8115.5577
14/02/2008 - 12h37
Lula confirma deputado Edson Santos na pasta da Igualdade Racial
Reuters
Em Brasília
O PERFIL POLÍTICO DE SANTOS A RENÚNCIA DE MATILDE RIBEIRO
Lula e Edson Santos se encontraram na manhã desta quinta-feira, quando o presidente fez o convite formal. A posse do novo ministro, indicado pelo PT do Rio de Janeiro, será na próxima quarta-feira, informou o Palácio do Planalto.
Edson Santos é ligado no Rio de Janeiro ao grupo político da ex-ministra Benedita da Silva.