No último sábado (27), um biólogo realizou uma postagem muito curiosa que viralizou nas redes sociais, nela é possível ver um peixe baiacu, ou peixe-balão, defendendo-se de seu predador em um aquário.
O biólogo que explica o vídeo é Sérgio Rangel. O educador ambiental é conhecido por compartilhar vídeos interessantes sobre os mais diversos animais da natureza, desde cães até filhotes de rinoceronte, buscando explicar as relações que as espécies curiosas estabelecem com o ser humano ou outros animais.
Te podría interesar
No tweet, é possível ver o peixe baiacu realizando uma de suas estratégias de defesa, que é o seu próprio inchamento, já que o seu tamanho aumenta e consequentemente isso assusta o predador.
Outro tipo de defesa impressionante do animal é a força de seus dentes. “Outra defesa muito braba são os dentes. Baiacus tem os dentes extremamente contundentes que destrói tudo: caranguejo, pólipo de coral… destrói tudo que é coisa dura”, afirma o educador ambiental.
Te podría interesar
Segundo ele, no vídeo, quando o predador do gênero Protopterus, pertencente aos peixes pulmonados africanos, morde e ataca o Baiacu, sua boca acaba sofrendo um possível deslocamento também.
Rangel esclarece que o peixe-balão vive tanto na água doce quanto nos oceanos e que o seu ato de inchar não é exclusivo em ambientes aquáticos. Quando está fora d’água, o Baiacu também consegue se encher de ar.
Grande parte das espécies de peixe-balão são extremamente venenosas, uma vez que ao ingerir o peixe envenenado ocorre uma intoxicação, que pode levar à fatalidade em pouco tempo, lembra o biólogo. Para ingeri-lo com segurança é preciso que haja uma boa limpeza e retirada das glândulas de veneno.
Acompanhe o perfil de Sérgio Rangel para mais curiosidades iimpressionantes no mundo animal https://twitter.com/BiologoRangel