Respondendo à pergunta do jornalista Guilherme Amado: sim, existe uma notícia-fato encaminhada ao Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal (MPT-DF) contra a editora-chefe de Política do Estadão, Andreza Matais, por ter agido “de má-fé” e com assédio moral em matéria contra o ministro da Justiça, Flávio Dino. O processo pode ser checado neste extrato de deferimento: NF 03 00032023.10000-2.
Mas o que a Fórum fez após ter recebido os prints da denúncia, para não cometer injustiças?
A primeira coisa foi verificar com o jurídico se de fato havia uma denúncia, o que foi confirmado. Após isso procuramos pessoas que trabalham ou trabalharam no Estadão para saber se o contexto relatado na denúncia era real. Falamos com três jornalistas, todos confirmaram a existência da denúncia, e duas dessas fontes confirmaram que a reportagem da suposta “dama do tráfico” chegou pronta no veículo, em forma de um dossiê, provavelmente preparado por algum desafeto de Flávio Dino ou que tinha algum interesse em desgastá-lo.
O que tudo isso significa? Qual o interesse dos jornalistas que questionaram a veracidade da denúncia de armação do Estadão no caso “dama do tráfico” revelada pela Fórum?
Confira a análise de Renato Rovai, editor da Fórum.