A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou na manhã desta terça-feira (8) os indicados ao Oscar 2022. "Ataque dos cães" e "Duna" lideram as indicações com 12 e 10 nomeações, respectivamente.
Na sequência das duas obras vem Amor, Sublime Amor e Belfast, ambas com sete indicações; King Richard: Criando Campeãs com seis categorias.
Além de “Duna” e “Ataque dos Cães”, a lista de indicados à melhor filme do ano, considerado o prêmio mais importante, é completada por: “No Ritmo do Coração”, “Não Olhe Para Cima”, “Drive My Car”, “Licorice Pizza”, “O Beco do Pesadelo”, “Belfast”, “Amor, Sublime Amor” e “King Richard”.
“Duna” e “Ataque dos Cães” já estão disponíveis nas plataformas HBO Max e Netflix, respectivamente.
Oscar: Lady Gaga é esnobada pela Academia
Depois de ser indicada pela sua atuação em Casa Gucci, pela interpretação de Patrizia Reggiani, pelo Sindicato de Atores (SAG) e pelo Bafta (considerado o Oscar inglês), a cantora Lady Gaga foi esnobada pela academia.
Após as duas indicações acima citadas, o nome de Gaga era dado como certo na lista de indicadas à Melhor Atriz e, para parte da crítica especializada, caso fosse nomeada, entraria como uma das favoritas a receber a estatueta.
Jane Campion: a primeira mulher a ser indicada duas à categoria de Melhor Direção
Se de um lado a Academia não indicou Lady Gaga à Melhor Atriz, fez história ao indicar Jane Campion à categoria de Melhor Direção por Ataque dos Cães.
Jane Campion se tornou mundialmente famosa pelo filme "O Piano" (1993) e que lhe renderia a primeira indicação pelo seu trabalho à frente das câmeras.
Por outro lado, Campion é, até hoje, a única diretora mulher a ter recebido o prêmio Palma de Ouro, concedido pelo Festival de Cannes, por O Piano.
A lista completa de indicados pode ser conferida aqui.