O multiartista Tom Zé completa 85 anos nesta segunda-feira (11) e anuncia que está preparando um novo disco, que vai se chamar "Língua Brasileira".
Segundo o artista, o novo trabalho vai "ter muita coisa sobre a história da língua portuguesa e, vindo pra cá, a presença indígena, a presença negra".
Um dos grandes nomes do movimento Tropicália, Tom Zé disferiu críticas ao governo Bolsonaro, o qual considera "ignorante".
"No mundo não há governo mais analfabeto. Nunca se viu nem se pensou que pudesse ter uma cosia dessa no mundo, o mundo está admirado. O próprio governo incentiva a mineração ilegal, que destrói rios e matas e leva doenças para os indígenas. Um governo ignorante", critica.
O cantor também critica a postura do governo federal com os povos originários. "Imagine dizer que os índios são habitantes miseráveis de regiões ricas. Os indígenas não fazem exploração de rios porque a vida deles é uma vida que conserva a natureza", analisa.
Em outro momento, Tom Zé afirma que os humanos estão destruindo a terra. "A cada ano temos um novo sinal de que a natureza já não suporta mais os maus-tratos que a civilização faz. Agora são essas poeiras aí, que afogam cidades inteiras. O ser humano está destruindo o planeta", diz Tom Zé.
Com informações da Folha de S. Paulo