Pesquisa desenvolvida pela Universidade de Queensland, na Austrália, descobrou que o canabidiol (CBD) pode matar bactérias resistentes aos tratamentos por doenças como gonorreia e meningite.
De acordo com os pesquisadores, a descoberta pode levar à primeira nova classe de antibióticos para bactérias resistentes em 60 anos.
O estudo, que foi publicado na revista acadêmica Nature, revelou que o CBD pode penetrar e matar uma ampla gama de bactérias, incluindo o germe que causa a gonorreia.
O componente não psicoativo da cannabis, segundo a pesquisa, é bom em quebrar acúmulos viscosos de bactérias conhecidas como biofilmes. Esses tipos de acúmulos, como a placa dentária na superfície dos dentes, podem ajudar bactérias como o MRSA a se desenvolverem no corpo e sobreviverem aso tratamentos com antibióticos.
Mark Blaskovich, coordenador da pesquisa e professor assistente no UQ Institute for Molecular Bioscience, declarou ao site MugglleHEad que o "canabidiol mata as bactérias ao estourar suas membranas celulares externas, mas não ainda não sabemos como isso se dá extamente, como ele faz isso, será preciso mais pesquisas".
Para ler o estudo na íntegra, clique aqui.
Com informações do MuggleHead.