Mulher na UTI em Cubatão é suspeita de intoxicação por metanol em bebida alcoólica
Paciente, de 36 anos, deu entrada no Pronto-Socorro do município com quadro de convulsões e estado de coma alcoólico
Uma mulher, de 36 anos, de Cubatão, na Baixada Santista, se tornou caso suspeito de intoxicação por metanol, depois de consumir bebida alcoólica supostamente adulterada. Ela deu entrada no Pronto-Socorro Central do município apresentando quadro de convulsões e estado de coma alcoólico.
A Secretaria de Saúde da cidade informou, na noite desta quinta-feira (2), que notificou a Vigilância Sanitária do Estado e o Instituto Adolfo Lutz.
De acordo com a pasta, a mulher foi transferida para o Hospital Municipal, onde permanece internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O caso está sendo tratado conforme protocolo adotado pelas autoridades de saúde do estado de São Paulo, depois da ocorrência de vários casos de intoxicação por metanol em bebidas destiladas. A equipe médica colheu amostras de urina da paciente e encaminhou para análise.
Ainda segundo a secretaria, a Vigilância Sanitária de Cubatão está preparada para atuar em fiscalizações relativas à adulteração de bebidas, seja através de denúncias, em parceria com a Secretaria de Finanças ou com as forças de segurança da cidade.
Santos e São Vicente
A Secretaria estadual de Saúde informou que existem, também, casos em investigação em Santos e São Vicente. Porém, a Secretaria de Saúde santista negou e divulgou que a suposta ocorrência na cidade foi descartada.
No caso de Santos, a pasta destacou que o paciente em questão foi atendido pela rede privada e, depois de melhorar, exames descartaram a presença de metanol. Com isso, recebeu alta médica. Portanto, até o momento, não existem casos suspeitos no município.
A situação em São Vicente é diferente. A Secretaria de Saúde da cidade informou que uma mulher, de 31 anos, deu entrada no PS Central e, posteriormente, foi encaminhada ao Hospital do Vicentino.
Depois de avaliação clínica dos sintomas, foram realizados exames laboratoriais e a equipe aguarda os resultados. A paciente apresenta quadro de saúde estável e continua sob cuidados médicos prioritários.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.