A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da comercialização, distribuição e uso do lote 23224 do produto Whey Protein Suplemento Alimentar em Pó, sabor chocolate, da marca Piracanjuba.
A medida atinge especificamente os produtos fabricados pela empresa Totalmix Indústria e Comércio Ltda.
Te podría interesar
Segundo a Anvisa, a decisão foi tomada com base em resultado insatisfatório de contaminação. Um laudo apontou contaminação por Staphylococcus aureus, com concentração de 7,2 x 10² UFC/g, acima do limite permitido pelas normas sanitárias brasileiras.
A presença excessiva da bactéria Staphylococcus aureus pode representar risco à saúde, especialmente por sua capacidade de produzir toxinas que causam intoxicações alimentares. Diante disso, o recolhimento do lote foi determinado como medida de precaução para proteger a saúde pública.
A Anvisa destacou que o produto analisado infringe diversas normas sanitárias, incluindo o Decreto-Lei nº 986/1969, a Portaria SVS/MS nº 326/1997, a Resolução RDC nº 724/2022 e a Instrução Normativa nº 161/2022.
Consumidores que tenham adquirido o produto do lote 23224 são orientados a interromper imediatamente o uso e entrar em contato com os canais de atendimento do fabricante para informações sobre o recolhimento e reembolso.
A resolução foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (5), edição 105, seção 1, página 81, e tem validade imediata. A Anvisa continuará monitorando o caso e poderá adotar novas medidas, caso necessário.
Em nota enviada à Fórum, a Piracanjuba afirmou que:
"Em vista da medida tomada pela Anvisa em relação ao Whey em Pó Piracanjuba, a empresa esclarece que possui laudo atestando a regularidade e a conformidade do produto emitido por laboratórios credenciados pela própria agência sanitária. A companhia informa que tomará as providências cabíveis para a resolução do tema"