ELEIÇÕES 2026

Pesquisa mostra disputa acirrada pelo Senado entre lulistas e bolsonaristas no Ceará

Sondagem analisou cinco cenários distintos; confira os resultados

Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

A disputa pelas duas vagas no Senado pelo Ceará segue acirrada, segundo pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta segunda-feira (29). Os cenários analisados trazem diversas situações de empate técnico envolvendo lideranças tradicionais no estado e novas apostas.

No primeiro cenário, o senador Cid Gomes (PSB), aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aparece na frente, com 21% das intenções de voto. Numericamente atrás, mas empatado tecnicamente de acordo com a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, está o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), ligado ao ex-ministro Ciro Gomes, com 18%. 

O deputado estadual Alcides Fernandes (PL) e o ex-deputado Capitão Wagner (União) têm 14% cada. Ambos também empatam com Roberto Cláudio. A ex-deputada Priscila Costa (PL) e o ex-senador Chiquinho Feitosa (Republicanos) alcançam 9%. Não souberam ou não quiseram responder 8% dos entrevistados e votos em branco e nulos somam 7%.

Outros cenários

Cid Gomes tem 21% e Roberto Cláudio anota 16%. Alcides Fernandes e Capitão Wagner têm 14% cada. O deputado federal José Guimarães aparece com 11%. Os dois primeiros estão empatados e o quadro também é de empate do segundo ao quarto colocados.

Na terceira simulação, o pessebista tem 20% e o pedetista, 16%. Fernandes tem 14%, enquanto o deputado federal Eunício Oliveira (MDB) e Capitão Wagner têm 13% cada um.

Sem Cid entre os candidatos, Roberto Cláudio tem 19% e empata tecnicamente com Wagner (15%) e Fernandes (14%). Empatam com o segundo e o terceiro colocados José Guimarães (12%), Chiquinho Feitosa (11%) e Priscila Costa (9%).

Em um quinto cenário, com somente quatro candidaturas, Cid Gomes lidera além da margem de erro, com 29%, com Roberto Cláudio em segundo, chegando a 22%. Chiquinho Feitosa tem 15% e Priscila Costa, 13%.

O levantamento da Real Time Big Data foi realizado com 1.200 entrevistas nos dias 25 e 26 de setembro.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar