TAXAÇÃO DOS SUPER RICOS

Isenção do IR: Boulos alerta por golpe de Lira e Centrão contra "taxa Odete Roitman"; entenda

Boulos mostra o que acontecerá com a vilã Odete Roitman e o motorista Jarbas caso o governo Lula aprove a isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil e alerta para manobra do Centrão e de bolsonaristas para livrar ricaços.

Boulos usa Odete Roitman e Jarbas, de Vale Tudo, para explicar PL sobre isenção do IR.Créditos: Reprodução de vídeo / Rede X
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) fez uma analogia com a vilã da novela Vale Tudo, Odete Roitman, para explicar nas redes sociais o novo golpe que o Centrão e a bancada bolsonarista, sob o comando do relator Arthur Lira (PP-AL), pretende desencadear com a votação do Projeto de Lei sobre a isenção do Imposto de Renda (IR) para milhões de brasileiros que ganham até R$ 5 mil, previsto para entrar na pauta do plenário da Câmara nesta quarta-feira (1º).

ENTENDA:
Isenção do IR: saiba como Lula e Haddad querem compensar arrecadação com taxação de ricaços

"Hoje quem ganha até 5 mil reais paga 4.300 reais por ano de imposto de renda. Vai pagar zero. Na prática, esse projeto acaba com imposto de renda para 90% da população. E como faz para compensar isso? Fazendo uma minoria, menos de 1%, que ganha mais de 1 milhão por ano, pagar 10% sobre seus lucros e dividendos, porque hoje não pagam nada. Simples assim, zero para 90% e faz com que uma minoria de privilegiados paguem mais", explica Boulos em um dos vídeos publicado em suas redes sociais.

No entanto, o deputado alerta que "o golpe que eles estão tramando é mexer no andar de cima no sentido de tirá-los" da taxação, inviabilizando a compensação fiscal para isentar os milhões de brasileiros.

Para ilustrar, a equipe de Boulos comparou as realidades de Odete Roitman - "rica, mas podre de rica, do tipo que mora em uma cobertura e manda em uma companhia aérea" - e o motorista de aplicativo e da família Roitman, Jarbas, em alusão aos personagens de Débora Bloch e Leandro Firmino na nova versão da trama global Vale Tudo.

"O que muda na vida desses dois se o projeto do governo que está no Congresso for aprovado? O Jarbas e todo trabalhador que ganha até 5 mil reais, fica isento do imposto de renda. Já a Odete passa a pagar 10% sobre sua fortuna. E você sabe quem está surtando com essa proposta, né? Pra fazer justiça, precisamos pressionar o Congresso. Tá na hora das Odetes pagarem a parte delas e deixarem o Jarbas respirar", diz o vídeo compartilhado por Boulos com a #taseasodetes.

Assista

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar