Sindnapi convoca para manifestação no Dia Internacional da Pessoa Idosa

Na capital paulista, a concentração está marcada para a Praça Dom José Gaspar, ao lado da Biblioteca Mário de Andrade; saiba detalhes

Imagem Ilustrativa.Créditos: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Escrito en MOVIMENTOS el

O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) se junta às outras entidades da sociedade civil na convocação para a manifestação do Dia Internacional da Pessoa Idosa, em 1º de outubro.

A concentração será a partir de 9 horas, na Praça Dom José Gaspar, ao lado da Biblioteca Mário de Andrade, na região central da capital paulista. O evento conta com organizações, coletivos e movimentos sociais.

Segundo Diógenes Sandim, secretário-geral do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa e integrante do Sindnapi, às 10 horas os manifestantes sairão em passeata até a Câmara Municipal de São Paulo. “A intenção é protocolar uma carta construída em conjunto, com objetivo de garantir os Direitos da Pessoa Idosa, uma população que tem crescido de forma acelerada na sociedade brasileira”.

O convite, distribuído pela organização do evento, destaca que em São Paulo as pessoas idosas representam de 15% a 17% da população, ou seja, mais de 2 milhões de pessoas, de acordo com o Censo de 2022 realizado pelo IBGE.

Dia Nacional do Idoso no Brasil

Diógenes lembra que 1º de outubro também é o Dia Nacional do Idoso no Brasil e ainda a data de aprovação do Estatuto do Idoso, que ocorreu em 2003. “Esta data foi estabelecida para sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e para reforçar os direitos e a importância das pessoas idosas, por isso a importância da mobilização como forma de marcar a data”.

Entre as pautas do movimento estão a adaptação da cidade às necessidades da população idosa; a redução das desigualdades e o combate ao idadismo, ao racismo, à homofobia e à transfobia.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar