REPARAÇÃO

VÍDEO: Míriam Leitão desmente Andréia Sadi sobre ausência de Xi Jinping no BRICS

Andréia Sadi havia responsabilizado Janja pelo não comparecimento do presidente chinês na cúpula do Rio de Janeiro

Míriam Leitão.Créditos: Reprodução de Vídeo/GloboNews
Escrito en MÍDIA el

Ambas da GloboNews, a jornalista Míriam Leitão desmentiu a colega Andréia Sadi, na edição desta quinta-feira (3), do “Conexão GloboNews”. A jornalista e comentarista de economia deixou claro o real motivo para a ausência do presidente da China, Xi Jinping, na Cúpula do BRICS, de 5 a 8 de julho, no Rio de Janeiro.

“O Xi Jinping disse para o Lula que ele já tinha vindo ao Brasil para a reunião do G-20 há muito pouco tempo e ele tem outros compromissos e não poderia vir. Mas isso não reduz o envolvimento da China com essa reunião e essa presidência do presidente Lula”, destacou Míriam.

O líder chinês viajou ao Brasil no final de 2024 para participar da Cúpula de Líderes do G-20, além de ter feito uma visita de Estado a Brasília.

Andréia Sadi tinha afirmado, na quarta (2), que um suposto episódio envolvendo a primeira-dama brasileira, Janja, durante jantar em Pequim, em maio, teria determinado a decisão de Xi Jinping em não comparecer ao encontro do BRICS. “É muito difícil desvincular o que aconteceu naquela viagem com a ausência do presidente chinês na cúpula”, disse ela.

Na ocasião referida, Janja teria pedido ajuda ao governo chinês para combater os efeitos danosos do TikTok, plataforma que pertence a um grupo empresarial do país, principalmente no que se refere a disseminação de fake news e conteúdos de extrema direita.

China será representada

A comprovação da importância que a China dá à Cúpula do BRICS é que, apesar da ausência de Jinping, o país será representado pelo primeiro-ministro Li Qiang. A informação foi confirmada pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning

O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, também participaria do encontro no Brasil, mas conversou com Lula e comunicou que a viagem foi cancelada após seu território ser alvo de ataques de Israel e dos Estados Unidos no último mês.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar