Como assim?

Mensagem em garrafa lançada ao mar há mais de 100 anos é encontrada; saiba o que diz

Bilhetes foram descobertos por uma família em uma praia da Austrália e estavam datados de 15 de agosto de 1916

Escrito en História el
Jornalista e redator da Revista Fórum.
Mensagem em garrafa lançada ao mar há mais de 100 anos é encontrada; saiba o que diz
Mensagens de soldados. Reprodução de Vídeo/YouTube

Como nos velhos filmes e romances, uma mensagem lançada ao mar há mais de 100 anos foi encontrada, sendo possível ler o que escreveram os autores. Os bilhetes foram descobertos por uma família em uma praia no sudoeste da Austrália, contendo notícias da Primeira Guerra Mundial.

Datadas de 15 de agosto de 1916, as notas foram escritas pelos soldados Malcolm Alexander Neville, de 27 anos, e William Kirk Harley, de 37, enquanto viajavam até os campos de batalha na França.

De acordo com informações da ABC News, o frasco de vidro foi achado por Debra Brown, seu marido e a filha. A garrafa era da marca Schweppes e estava parcialmente enterrada. Quando repararam que havia papéis dentro, os familiares resolveram abrir e, mesmo úmidas, as cartas podiam ser lidas.

Os soldados estavam a bordo do navio HMAT A70 Ballarat, que se dirigia às trincheiras da Frente Ocidental. Neville escreveu à mãe, destacando que a comida no navio era “muito boa” e que todos estavam “felizes como Larry”, expressão australiana antiga que significa “muito contentes”. Na mensagem, ele pediu que, caso encontrassem a garrafa, o bilhete fosse levado até sua mãe.

Harley, cuja mãe já havia morrido, dedicou sua nota a quem encontrasse a garrafa, desejando “que o destinatário estivesse tão bem como nós estamos agora”.

Alguns meses depois disso, Neville morreu em combate após completar 28 anos. Em contrapartida, Harley sobreviveu à guerra, mesmo sendo ferido duas vezes. Faleceu em 1934, em Adelaide, de câncer. Segundo a família, a doença pode ter sido provocada pela exposição a gases tóxicos nas trincheiras.

O que disseram os descendentes

Depois disso, Debra Brown decidiu procurar os descendentes dos soldados. Com auxílio de registros civis, localizou Herbie Neville, sobrinho-neto de Malcolm, além dos familiares de Harley.

Em entrevista à ABC News, Herbie declarou que a descoberta foi “inacreditável” e que a família ficou “profundamente emocionada” ao ler as palavras do antepassado.

Ann Turner, neta de Harley, por sua vez, disse que ela e os outros quatro netos ficaram “absolutamente maravilhados” e descreveram o fato como “um verdadeiro milagre” afirmando que foi “como se o avô tivesse falado do além”.

Debra Brown, agora, deseja entregar, oficialmente, as cartas às famílias dos dois soldados, de acordo com informações da Agência Diário.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.

Logo Forum