NEGACIONISMO

Tragédia com crianças de famílias cristãs apavora governo Trump

Governo tenta abafar debate sobre falhas na previsão do tempo

Foi Deus?.Trump não pode nem atribuir a tragédia a desejo divino.Créditos: Wikipedia
Escrito en GLOBAL el

As inundações repentinas que mataram 32 pessoas no Texas, causando ainda o desaparecimento de 27 meninas de 7 a 17 anos que estavam em um acampamento de verão, está assombrando o governo de Donald Trump.

O presidente acaba de assinar a "Lei Grande e Bonita", assim batizada apesar de ser o maior ataque aos direitos sociais dos pobres desde que Ronald Reagan governou os EUA (1980-1988).

A lei prevê, por exemplo, o fechamento do Laboratório Nacional de Tempestades Severas, do qual tanto meteorologistas quanto pilotos de aviação civil dependem para fazer previsões e vôos.

Nos Estados Unidos, o National Weather Service, subordinado à National Oceanic and Atmospheric Administration (NOOA), é um órgão federal que abastece meteorologistas para fazer previsões de tempo que impactam em questões cotidianas, como aviação civil, agricultura e os alertas de tempestades.

No início deste ano, os cortes promovidos por Elon Musk à frente do Departamento de Eficiência Governamental resultaram em uma redução de cerca de 10% do pessoal da NOOA.

Um dos objetivos do governo Trump é eliminar totalmente a pesquisa sobre mudança climática nos Estados Unidos.

A Casa Branca também quer transferir todas as atribuições da Agência de Gerenciamento de Emergências Federais (FEMA) para os estados. A FEMA cuida de grandes operações nacionais de resgate.

Tragédias recorrentes

Tragédias como a do Texas são recorrentes naquela região do estado. Em tese, deveriam ter colaborado para aperfeiçoar as previsões.

Desta feita, no entanto, autoridades locais disseram que não houve qualquer previsão relacionada à catástrofe.

Na quinta-feira, o National Weather Service divulgou um alerta genérico sobre fortes chuvas no vale do rio Concho e na região conhecida como Texas Hill Country, mas nada específico.

Nim Kidd, do gerenciamento de emergências locais, disse que em nenhuma previsão federal foi dado o alerta. As águas subiram 6 metros em duas horas e inundaram o acampamento onde estavam as crianças e adolescentes desaparecidas, às margens do rio Guadalupe.

Sob críticas nas redes sociais, autoridades ligadas ao governo Trump rapidamente disseram que não é hora de debater os motivos da tragédia ou eventuais falhas nos alertas federais.

O governo Trump é composto por negacionistas do clima, que tendem a atribuir tragédias a episódios isolados ou à vontade divina.

Desta vez, no entanto, não será fácil reproduzir o mesmo discurso, uma vez que muitas das denúncias estão sendo feitas por pais de crianças e adolescentes que estavam em um acampamento cristão e seguem desaparecidas.

De acordo com o Texas Observer, entre 2020 e 2024 o Texas liderou o país em desastres naturais, com 68 eventos potencialmente ligados às mudanças climáticas.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar