Proprietários de veículos da Tesla, montadora de carros elétricos de Elon Musk, têm instalado cordões de segurança por questão de segurança nos Estados Unidos.
Muitos carros da fabricante utilizam botões eletrônicos para abertura das portas, que funcionam bem a não ser que o veículo seja danificado ou fique sem energia. Embora as portas também possuam botões manuais, conforme o modelo, eles podem ser muito difíceis de localizar, principalmente em caso de emergência.
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Em muitos veículos Tesla, os cabos ficam escondidos atrás de painéis ou revestimentos, e é preciso saber onde estão localizados. Se você estiver, por exemplo, em um veículo em chamas, suas chances de encontrá-los sem conhecimento prévio são, obviamente, muito reduzidas.
"A montadora de Elon Musk tem um histórico preocupante de proprietários que ficam presos em seus carros sem energia. Alguns desses casos podem ser devido a erro do usuário, já que a maioria dos Teslas vem com alavancas de liberação manual", explica matéria do site The Byte. "No entanto, essas medidas de emergência foram criticadas por serem mal projetadas e colocadas de forma não intuitiva em certos modelos, muitas vezes exigindo conhecimento profundo do carro — algo que a maioria dos proprietários, e muito menos um passageiro em pânico, provavelmente não terá."
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Como os cordões funcionam
O processo para abrir as portas traseiras manualmente em um Tesla geralmente envolve abrir uma tampa escondida no compartimento da porta e puxar a ponta de um cabo escondido. Algumas vezes estes locais têm etiquetas e, em outras ocasiões, não.
Os cordões de emergência resolvem esse problema prendendo-se à ponta desse cabo oculto. Com isso, tudo o que o condutor ou o passageiro vai precisar fazer é puxar o cabo e a porta, mesmo sem energia, abre.
Por que a trava da porta não é normal?
Segundo o site Jalopnik, a Tesla foi a primeira montadora a utilizar maçanetas retráteis elétricas e travas também elétricas desde o Model S original. A equipe executiva da empresa teria rejeitado inicialmente a ideia, mas Elon Musk insistiu que a novidade fosse instalada.
Acidentes nos quais presumivelmente as pessoas que estavam dentro de carros da Tesla não teriam conseguido sair do veículo já geraram inúmeros processos contra a montadora.