CONSCIENTIZAÇÃO

Reduza lixo, economize dinheiro: três dicas de chef para evitar desperdício de alimentos

Chef Bru Calderon compartilha que pequenos gestos trazem grandes impactos no Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos

Da raiz ao talo: uso integral dos vegetais traz nutrição e evita o desperdício.Créditos: MarcoMayer - Envato Elements
Escrito en GASTRONOMIA el

O dia 29 de setembro traz um alerta e um convite para refletir sobre uma importante questão em todo o mundo, que afeta o meio ambiente, a economia e, principalmente, a segurança alimentar: o desperdício de alimentos. 

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em 2024, o Brasil ocupou a 10ª colocação na lista de países que mais desperdiçam alimentos, sendo cerca de 30% da produção descartada anualmente, o equivalente a 46 milhões de toneladas. A maior parte desse desperdício (60%) ocorre nos lares, seguido por serviços de alimentação (28%) e varejo (12%).

> Leia mais: Caldo de Legumes: receita barata evita desperdício e transforma sua cozinha em profissional

A boa notícia é que pequenas mudanças de hábito no dia a dia podem gerar um impacto significativo. Planejar as refeições é um dos primeiros passos para evitar que esses alimentos acabem parando na lata do lixo. Fazer uma lista de compras, armazenar corretamente e organizar para acessar de forma mais fácil o que está há mais tempo na geladeira, são alguns exemplos.

Confira três dicas da Chef Bru Calderon para evitar o desperdício na sua casa: 

1 - Aproveitamento integral dos vegetais

Cascas e talos, que quase sempre vão direto para o lixo, são fontes de cor, textura, fibras e nutrientes. A casca de cenoura é rica em betacaroteno e pode muito bem ir na receita de bolinho. Os talos de brócolis são recheados em vitamina C e fibras e fazem a diferença na textura de algumas receitas. Cascas de batata podem virar chips crocantes. Talos de couve ou espinafre são excelentes em refogados e sucos.

Folhas de legumes e vegetais como as de cenoura, beterraba ou rabanete, muitas vezes descartadas, são comestíveis e nutricionalmente ricas. Podem ser usadas em saladas, sopas ou como recheio de tortas.

2 - Fruta bem madura também dá jogo nas receitas 

Frutas maduras passam do ponto no cesto não precisam ser descartadas. Elas concentram doçura, perfume e potência. O amadurecimento intensifica os açúcares naturais e os aromas. Um smoothie com banana madura, uma geleia rústica sem adição de açúcar, um bolo úmido. Tudo pode nascer de uma "quase sobra", evitando o desperdício e aproveitando o pico de sabor.

3 - Reutilização do pão amanhecido

Ele é um clássico da reinvenção. Mais do que virar torrada, o pão amanhecido pode ser o astro de algumas receitas, como farofas crocantes, pudim de pão, croutons dourados para saladas e até mesmo a base para sopas.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar