O tenista de mesa Hugo Calderano, atualmente o terceiro melhor do mundo, não poderá disputar o WTT Grand Smash em Las Vegas, nos Estados Unidos, por um motivo que beira o absurdo, mas condiz com a mentalidade do governo de Donald Trump.
Calderano não obteve autorização para entrar nos EUA, pois em 2023 esteve em Cuba para disputar o Campeonato Pan-Americano e a qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.
Te podría interesar
Cidadania portuguesa
Hugo Calderano possui cidadania portuguesa e, por isso, deveria apenas informar sua entrada nos EUA por meio do Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA, em inglês), já que os países da União Europeia fazem parte do Programa de Isenção de Visto.
No entanto, após efetuar o pedido, o atleta percebeu que a resposta estava demorando. Ao entrar em contato com as autoridades estadunidenses, Calderano foi informado de que não poderia entrar no país, pois estava inelegível devido à sua viagem a Cuba em 2023.
Te podría interesar
Após ser informado, Calderano tentou solicitar um visto emergencial com apoio da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos e do Comitê Olímpico dos EUA, mas não haveria tempo hábil para resolver a burocracia.
Com informações do UOL.