AJUDA

VÍDEO: Ativista que resgatou ex-atriz da Globo em situação precária mostra como ela está

Rejane Schumann foi encontrada por Deise Falci, no apartamento onde mora, em Porto Alegre (RS)

Ativista Deise Falci e Rejane Schumann, em uma das novelas.Créditos: Reprodução/Instagram e Reprodução
Escrito en CULTURA el

A ativista Deise Falci atualizou o estado de Rejane Schumann, ex-atriz da Globo, nove dias depois de resgatar a idosa, de 74 anos, que vivia em situação precária, em seu apartamento em Porto Alegre, capital gaúcha. Ela continua recebendo atendimento médico.

Em vídeo publicado no Instagram, Deise apresentou novas imagens, inclusive mostrando Rejane falando em vários idiomas, incluindo inglês e italiano. “Ela fala várias línguas! Cada vez me surpreendendo mais!”, postou a ativista.

Deise relatou, ainda, que na próxima semana a ex-atriz vai se submeter a exames e que continua fazendo acompanhamento psicológico.

Assista ao vídeo

Relembre o caso

Rejane Schumann participou de vários sucessos em novelas da Globo, como "O Feijão e o Sonho" (1976), "Espelho Mágico" (1977), “O Astro” (1977), "Dancin' Days" (1978) e "Pai Herói" (1979).

A ativista de animais Deise Falci divulgou, no dia 3 de setembro, que compareceu a um apartamento, junto à Polícia Civil, após receber um chamado de resgate por maus-tratos de animais. Ao chegar, encontrou a artista, em meio a muita sujeira e sem comida ou água, além de quatro cachorros e três gatos.

“Ontem, fui fazer um resgate com a Polícia Civil em um apartamento com uma senhora que tinha quatro cães e três gatos. Mas, na verdade, quando a gente chegou lá, quem estava mais em maus-tratos era a própria senhora do que os animais. Acho que foi a primeira vez que eu senti uma vontade maior de resgatar a própria pessoa do que os animais. Ela estava com muita fome. Os animais tinham ração, ela não tinha nada, geladeira completamente vazia, não tinha nem água e nada para comer", relatou a ativista.

Deise destacou que havia forte odor de urina e fezes dos animais. Ela disse, ainda, que Rejane não possuía nenhum produto de limpeza, não tomava banho havia meses e dormia em um colchão "imundo". Na cozinha, pilhas de louças acumuladas, e não havia luz no banheiro. A idosa mostrava sinais de demência.

Durante o dia, Deise e outras voluntárias realizaram uma grande faxina no apartamento. As ativistas ainda compraram mantimentos, como água, café, bolo, biscoitos e suco, além de um novo colchão.

Os animais foram resgatados, pois um dos cães estava com sarna, enquanto dois gatos tinham muitas pulgas. Todos serão tratados e colocados para adoção.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar