ARTE

Maior pintura do mundo está no Brasil e pode ser vista de longe; veja onde fica

Com mais de cinco mil metros totais, a arte quebrou o recorde pessoal (e mundial) do muralista Kobra

O muralista brasileiro Kobra.Créditos: Wikimedia Commons
Escrito en CULTURA el

As pinturas feitas em forma de murais são desafios artísticos consideráveis: projetadas sobre estruturas arquitetônicas que se estendem por milhares de metros, como os prédios da capital paulista, demandam litros de tinta, muita atenção aos detalhes e ser soerguido por grandes alturas por andaimes aéreos para executar a tarefa.

A maior pintura em mural do mundo fica no Brasil, e foi finalizada pelo muralista Eduardo Kobra, em 2017, na região metropolitana de São Paulo, em Itapevi. 

Quando se passa pela rodovia Castelo Branco, ao olhar para cima, é possível avistar a obra do artista retratada no prédio de uma fábrica de chocolates (Cacaushow): um mural de 5.742 metros quadrados que retrata um coletor de cacau.

Kobra é conhecido por representar o Brasil, os brasileiros e a história do país com murais que falam da vida das pessoas e da ecologia: do trabalho do campo ao das fábricas, do horror ao divertimento, Kobra já ilustrou, inclusive, um painel de quase 400 metros na sede das Nações Unidas, nos Estados Unidos. 

Ele é descrito como um pesquisador obstinado com "imagens históricas", além de autoditada. Aprendeu a pintar murais inspirando-se nas suas maiores referências, como Banksy, o muralista "anônimo" (além de cineasta e ativista político) inglês, cuja arte decora Londres (e outras cidades ao redor do mundo).

O mural feito por Kobra em 2017 quebrou, inclusive, seu próprio recorde anterior (recorde mundial): em 2016, ele já havia finalizado o então maior mural do mundo, em ocasião das Olimpíadas de Verão realizadas, naquele ano, no Rio de Janeiro. Para celebrar o evento, ele pintou o mural intitulado 'Etnias', com 2,5 mil metros quadrados.

No atual maior mural do mundo (e do recorde pessoal de Kobra), um coletor de cacau representado com blocos de cores vibrantes navega um rio feito de chocolate a bordo de um barco repleto da fruta, sobre o plano de fundo de... uma barra de chocolate.

Kobra posa em frente a mural. 
Créditos: Cine de Valle/ divulgação

A arte dele já passou por muitos lugares, da sede da ONU a um hospital na África (para pintar murais internos em homenagem ao legado de Nelson Mandela, a convite da cantora Madonna), a países como Espanha, Itália, Portugal e Alemanha.

Já pintou Ayrton Senna e Oscar Niemeyer, Anne Frank, Einstein e Michael Jackson, e é comum esbarrar com suas obras na cidade de São Paulo.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar