Considerado o pai da psicanálise, o médico e neurologista austríaco Sigmund Freud, nascido em 6 de maio de 1856, revelou uma nova forma de pensar o homem e o mundo. Sua obra influenciou gerações e ainda inspira estudiosos que buscam compreender os fundamentos da mente humana.
ASSINE A OMplay e tenha acesso ao curso e a todo o catálogo da plataforma. CLIQUE AQUI.
Te podría interesar
Em seu curso Freud: Vida, Obra e o Inconsciente – Origens da Psicanálise, disponível na OMplay, Tales Ab’Sáber revisita os conceitos fundamentais do pensamento freudiano em quatro aulas que percorrem a trajetória e o legado de Freud. O curso aprofunda temas frequentemente abordados de modo superficial, resgatando a riqueza e a complexidade da psicanálise.
“Como nós sabemos, Freud é um importante e complexo sujeito cultural da alta modernidade. E, até no nosso tempo, muito é dito em nome dele que não é minimamente adequado”, afirma Tales Ab’Sáber, uma das maiores autoridades brasileiras nos estudos do pai da psicanálise.
Te podría interesar
Para o professor, revisitar Freud é essencial para compreender os próprios fundamentos da psicanálise:
“Vale a pena a gente repassar alguns conceitos e compreender os próprios fundamentos freudianos para que se façam ajustes a essa grande obra, que é a invenção contemporânea da psicanálise”, afirma.
O curso é voltado tanto a quem deseja conhecer a vida de Freud quanto a quem pretende aprofundar-se nos estudos teóricos da psicanálise.
“Os psicanalistas têm interesse pelo campo teórico e têm interesse pelo homem que fundou esse campo teórico. É uma grande satisfação dos psicanalistas investigarem e reinvestigarem o pensamento e a existência do Dr. Freud”, diz Ab’Sáber.
Nas aulas, os alunos poderão viajar pelo contexto sociopolítico e cultural do fim do século 19, época em que o psicanalista nasceu, compreender o início da clínica da fala e as primeiras formulações sobre memória, sintoma e cura, transitar pelo inconsciente e o mundo dos sonhos e conhecer os múltiplos Freuds.
Sobre o autor
Tales Ab’Sáber é psicanalista. Doutor em psicologia clínica e mestre em artes pela Universidade de São Paulo (USP), é membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e professor de filosofia da psicanálise no curso de Filosofia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É autor de O Sonhar Restaurado – Formas do Sonhar em Bion, Winnicott e Freud (São Paulo: Editora 34, 2005) e A Música do Tempo Infinito (São Paulo: Cosac e Naify, 2012), premiados com o Jabuti. Concebeu e coordena a Clínica Aberta de Psicanálise e o “grupo analista” na Casa do Povo, em São Paulo.
CONHEÇA OS PLANOS DE ASSINATURA DA OMPLAY