A Marcopolo e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) assinaram um contrato de R$ 115,4 milhões para o desenvolvimento de uma nova geração de ônibus híbridos etanol-elétricos. Desse total, R$ 80,8 milhões virão da Finep, que busca impulsionar a inovação e reduzir as emissões de carbono no transporte público brasileiro. O acordo foi formalizado em 22 de outubro, na sede da Marcopolo em Caxias do Sul (RS).
O projeto prevê que, em até 24 meses, sejam produzidos dois modelos de veículos — um micro-ônibus e um ônibus urbano — equipados com propulsão elétrica e gerador interno movido a etanol.
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A tecnologia elimina a necessidade de recarga externa, ampliando a autonomia operacional e tornando o sistema viável para cidades sem infraestrutura de carregamento.
A iniciativa é considerada um passo estratégico para o fortalecimento da indústria nacional e para o avanço da mobilidade sustentável no país.
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Biocombustíveis
De acordo com o diretor de Inovação da Finep, Elias de Souza Ramos, a parceria retoma a tradição brasileira em biocombustíveis e insere o país na vanguarda da tecnologia híbrida. “O Brasil, que se destacou com o Proálcool e o motor flex, agora avança nas soluções híbrido-elétricas”, afirmou.
Já o CFO da Marcopolo, Pablo Freitas Motta, destacou que o uso do etanol de cana-de-açúcar — fonte renovável que absorve CO2 durante o cultivo — contribui para um ciclo de carbono neutro e reduz significativamente o impacto ambiental em comparação aos combustíveis fósseis.
Além dos protótipos, o investimento inclui o desenvolvimento de uma linha produtiva nacional e a criação de empregos qualificados em toda a cadeia automotiva. O projeto posiciona o Brasil como um dos líderes em mobilidade limpa e reforça a aposta em soluções energéticas próprias, que aliam inovação tecnológica e sustentabilidade ambiental.