MEC ENEM

Enem: Lula lança aplicativo inovador para ajudar estudantes na preparação para a prova

Ferramenta gratuita tem aulas, guias de estudos, simulados e conta até mesmo com a possibilidade de enviar redações para correção; conheça

Lula com estudantes beneficiários do programa Pé-de-Meia na Bahia.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en BRASIL el

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou nesta sexta-feira (10) o MEC Enem – o Simuladão do Enem, um aplicativo gratuito que promete ajudar estudantes de todo o país na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ferramenta reúne simulados, aulas em vídeo, materiais de estudo, correção automatizada de redações e até um assistente virtual com inteligência artificial.

“Não espere para amanhã, comece a estudar hoje. Faça o simuladão do MEC Enem e seja o melhor aluno dessa prova”, afirmou Lula em vídeo publicado nas redes sociais ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana.

De acordo com o ministro, o aplicativo representa uma revolução no acesso ao conhecimento e na democratização do estudo para o exame.

“O MEC Enem é uma plataforma, com o que há de mais moderno, para o jovem ou qualquer brasileiro que queira se preparar para fazer a prova do Enem, porque a prova do Enem é o acesso às políticas que o senhor criou: o Prouni, o Fies e o Sisu”, destacou Santana.

Disponível para download na Apple Store, Google Play e também em versão web pelo endereço app.mecenem.mec.gov.br, o aplicativo pode ser utilizado por qualquer pessoa que deseje testar seus conhecimentos – especialmente estudantes do ensino médio, cursinhos populares e beneficiários do programa Pé-de-Meia.

Inteligência artificial e correção automática

Após o login com a conta gov.br, o usuário tem acesso a trilhas de estudo organizadas por áreas do conhecimento e níveis de complexidade. O assistente virtual com IA pode montar planos personalizados e esclarecer dúvidas com base em conteúdos exclusivos das disciplinas que compõem o Enem.

A funcionalidade de redação também chama atenção: o estudante escreve o texto à mão, fotografa e envia pela plataforma. O sistema transcreve automaticamente, permitindo edições antes do envio final. Em até 60 segundos, a inteligência artificial devolve uma correção com pontuação estimada e sugestões de melhoria.

Além disso, o MEC Enem simula as condições reais da prova com cronômetro para as seções de questões e redação, permitindo que o estudante treine sob pressão de tempo. O aplicativo ainda gera um perfil de desempenho com pontuações e conquistas, que podem ser compartilhadas nas redes sociais.

Provas em novembro

As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. Em razão da COP30, que ocorrerá em Belém (PA) no mesmo período, os municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba terão novas datas: 30 de novembro e 7 de dezembro.

Criado há mais de duas décadas, o Enem é hoje a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, servindo como critério de seleção para o Sisu, o Prouni e o Fies. Além disso, as notas também são aceitas em universidades portuguesas conveniadas ao Inep, que utilizam o exame brasileiro em seus processos seletivos.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar