Glamourização

“Tremembé”: mãe de Isabella Nardoni acusa série de transformar criminosos em celebridades

Hoje vereadora em São Paulo, Ana Carolina Oliveira fez várias críticas à produção da Amazon Prime Video

Escrito en Blogs el
Jornalista (USJ), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutor em Ciências Socais (PUC-SP). Professor convidado do Cogeae/PUC e pesquisador do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Sexualidades, Feminismos, Gêneros e Diferenças (NIP-PUC-SP). É autor do livro “A construção da heternormatividade em personagens gays na televenovela” (Novas Edições Acadêmicas) e um dos autores de “O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente” (AnnaBlume).
“Tremembé”: mãe de Isabella Nardoni acusa série de transformar criminosos em celebridades
“Tremembé”: mãe de Isabella Nardoni acusa série de transformar criminosos em celebridades. Divulgação/ Reprodução Instagram Ana Carolina Oliveira

A vereadora Ana Carolina Oliveira (Podemos-SP), mãe de Isabella Nardoni, que foi assassinada aos 5 anos pelo pai, Alexandre Nardoni, e pela madrasta, Anna Carolina Jatobá, se pronunciou sobre a série "Tremembé", que retrata os assassinos de sua filha dentro do sistema prisional.

Em um vídeo publicado em seu perfil no Instagram, Ana Carolina Oliveira afirma que não vai assistir à série para preservar sua saúde mental e disse que se preocupa com a transformação de criminosos em celebridades.

"Não vou assistir à série. Optei por isso. É algo que conta a minha história, mas uma coisa sou eu falar sobre a minha filha, sobre a minha história, sobre o que eu vivi [...] é como se eu vivenciasse a cena do crime. Então, existe uma grande distância e um cuidado que eu quero ter com a minha saúde mental."

Em seguida, a mãe de Isabella Nardoni diz que se preocupa com o holofote jogado na vida de criminosos. "O que me preocupa nessas questões é trazer criminosos para os holofotes e tratá-los como se fossem celebridades, e não com a seriedade de cada caso", criticou Ana Carolina Oliveira.

Confira abaixo a íntegra do posicionamento de Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabella Nardoni, sobre a série "Tremembé", no vídeo abaixo:

“Tremembé”: autor da série desmente Cristian Cravinhos, que nega relação homossexual

A série "Tremembé", nova produção da Amazon Prime Video, está entre os principais assuntos das redes desde a sua estreia, que ocorreu na sexta-feira (31).

Uma das principais polêmicas da série "Tremembé" tem sido em torno da relação amorosa entre Cristian Cravinhos (Kelner Macêdo) e Duda (João Pedro Mariano) durante o período em que ambos estiveram presos no local que dá nome à produção.

Mas houve um momento entre Cristian Cravinhos e Duda que viralizou nas redes: é quando o comparsa de Suzane von Richthofen pede para seu par romântico conseguir uma calcinha preta, o que ele consegue.

Duda tinha certeza de que Cristian Cravinhos ia pedir para ele usar a calcinha, mas, quando consegue a roupa íntima, quem a veste é o famoso assassino, que ainda desfila de calcinha.

Com a enorme repercussão das cenas, Cristian Cravinhos foi às redes sociais para atacar a série "Tremembé" e afirmar que “era tudo mentira”, ou seja, que ele não teve relacionamento com outro homem na cadeia e que nem usou calcinha.

Porém, Cristian Cravinhos foi desmentido pelo escritor Ulisses Campbell, que é um dos roteiristas da série e autor do livro "Suzane: Assassina e Manipuladora", que também serviu de base para "Tremembé". Ele publicou em seu Instagram a foto da calcinha original e uma carta de amor trocada entre Cristian Cravinhos e Duda.

Abaixo, a transcrição da carta: 

"Dudinha!! 12/06/06 Obrigado, obrigado por todos esses dias, meses, até mesmo horas e segundos por me aturar ao meu lado. Para mim estar com vc é um privilégio que Deus me proporcionou, um presente maravilhoso por nós desfrutado, abençoado. Obrigado por transformar minha vida numa imensidão de sonhos realizados, por me fazer sentir vivo dentro de um corpo que vivia por viver. Obrigado por contar todas as histórias e repartir meu clima por prazer. Obrigado por deixar eu sentir teu carinho, teu carinho, tua atenção e seu amor! Obrigado por me desprender do ódio que ainda me encontrava. Eu sei que vou sofrer a eterna lembrança de viver à espera de viver ao lado teu por toda a minha vida."

 

"Tremembé": Cristian Cravinhos acusa série da Amazon de mentir sobre sua sexualidade
 

Estreou na última sexta-feira (31) a série "Tremembé", megaprodução nacional da Amazon Prime Video que, desde que entrou no ar, já figura entre os produtos mais assistidos da plataforma e foi parar no Top 10 Global do streaming.

A produção tem como destaque o dia a dia de alguns prisioneiros e prisioneiras ilustres do Tremembé: Suzane von Richthofen (Marina Ruy Barbosa), Anna Carolina Jatobá (Bianca Comparato), Elize Matsunaga (Carol Garcia), Alexandre Nardoni (Lucas Oradovschi), Daniel Cravinhos (Felipe Simas) e Cristian Cravinhos (Kelner Macêdo).

Transitando entre o humor e o horror, a série "Tremembé" mergulha na intimidade destes criminosos, e um dos aspectos que têm chamado a atenção da audiência é a maneira explícita como a vida sexual dos detentos tem sido retratada. É aqui que mora a polêmica que tem dado o que falar — e ela envolve o ex-detento Cristian Cravinhos.

Preso, Cristian Cravinhos vive entre o trabalho dentro do presídio e o cuidado com seu irmão, que tem pensamentos suicidas e se diz arrependido de ter participado do assassinato dos pais de Suzane. No entanto, a vida de Cristian muda com a chegada de Duda (João Pedro Mariano), que passa a fazer parte de sua vida afetivo-sexual.

Mas, após a enorme repercussão da série, Cristian Cravinhos, que está em liberdade condicional, foi às redes sociais acusar a produção de mentir sobre sua vida sexual e afirmou que “é tudo mentira”, ou seja, que ele não se envolveu com outro homem no período em que esteve preso no Tremembé.

 

Tremembé

O roteiro da série é assinado por Vera Egito — que também dirige a produção —, Ulisses Campbell, Juliana Rosenthal, Thays Berbe e Maria Isabel Lorio, e tem como fonte de inspiração três livros assinados por Ulisses Campbell, que também assina o roteiro da produção da Amazon Prime Video:

  • Suzane: Assassina e Manipuladora (2020)
  • Elize Matsunaga: A Mulher que Esquartejou o Marido (2021)
  • Tremembé: O Presídio dos Famosos (2025).

Até este momento, ninguém da produção de "Tremembé" se pronunciou sobre a declaração de Cristian Cravinhos, que também não aprofundou sua insatisfação nem informou se pretende tomar alguma medida judicial contra a produção.

"Tremembé" tem cinco episódios, e todos estão disponíveis na Amazon Prime Video.

Logo Forum