Uma análise de dados alimentares e de saúde de 47.513 mulheres coletados ao longo de mais de 30 anos, desde 1984, revelou que mulheres que bebem café envelhecem de forma mais saudável.
Segundo o estudo, as mulheres entre 45 e 60 anos que bebiam café tinham maior probabilidade de apresentar um envelhecimento saudável, definido como viver até 70 anos ou mais, estar livre de 11 doenças crônicas importantes, como câncer ou diabetes tipo 2, e manter a função física, além de ter boa saúde mental e não apresentar comprometimento cognitivo nem queixas de memória.
Te podría interesar
A pesquisa, apresentada na conferência anual da Sociedade Americana de Nutrição em Orlando, na Flórida, não encontrou o mesmo impacto positivo verificado com o consumo de café descafeinado ou chá.
Já o consumo de refrigerantes de cola foi associado a uma chance significativamente menor de envelhecer de forma saudável. Cada pequeno copo adicional desse tipo de refrigerante — outra fonte importante de cafeína — foi associado a uma probabilidade 20% a 26% menor de envelhecimento saudável, reforçando que nem todas as fontes de cafeína conferem benefícios.
Te podría interesar
“Embora estudos anteriores tenham vinculado o café a resultados individuais de saúde, nosso estudo é o primeiro a avaliar o impacto do café em vários domínios do envelhecimento ao longo de três décadas”, disse a pesquisadora de pós-doutorado na Universidade de Harvard Sara Mahdavi, que liderou o estudo, em um comunicado.
Consumo de café e outros hábitos
Conforme a análise, em 2016, 3.706 mulheres preencheram todos os requisitos para serem consideradas idosas saudáveis. Elas consumiam, em média, 315 mg de cafeína por dia, o equivalente a três xícaras pequenas de café.
Para mulheres no grupo de pessoas saudáveis, cada xícara extra de café por dia estava associada a uma chance de 2% a 5% maior de ter uma condição melhor de saúde.
“O consumo moderado de café pode oferecer alguns benefícios de proteção quando combinado com outros comportamentos saudáveis, como exercícios regulares, uma dieta saudável e evitar fumar", explica Mahdavi.
A pesquisadora observa que não basta apenas o consumo de café para garantir benefícios à saúde ao envelhecer. “Embora este estudo contribua para evidências anteriores que sugerem que o consumo de café pode estar ligado ao envelhecimento saudável, os benefícios do café são relativamente modestos em comparação ao impacto geral de hábitos de vida saudáveis ??e justificam uma investigação mais aprofundada.”
Um comitê de especialistas avaliou os resultados, que ainda não foram publicados em um periódico revisado por pares.