OPINIÃO

Boulos ministro de Lula: não é mais "se", mas "quando"

Lula nunca escondeu a admiração por Boulos e a convergência na vida política entre os dois. Embora vá disputar a reeleição, o presidente já pensa em quem poderá sucedê-lo diante de um cenário em que a direita cria diversos quadros jovens

Escrito en Opinião el
Jornalista, editor de Política da Fórum, especialista em comunicação e relações humanas.
Boulos ministro de Lula: não é mais "se", mas "quando"
Guilheme Boulos e Lula na casa do deputado em 2022. Ricardo Stuckert / PR

Motivo de especulações na mídia liberal desde o início da chamada reforma ministerial, no fim de 2024, Guilherme Boulos (PSOL-SP) aceitou o convite de Lula e vai ocupar o lugar de Márcio Macedo como ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência.

"Não é mais 'se', mas 'quando'", disse uma das fontes ouvida pela Fórum sobre o assunto.

Boulos só não teria sido confirmado até o momento em razão da agenda intensa de Lula no exterior, o que gerou especulações na mídia liberal e a divulgação de factoides para tentar derrubar a nomeação - visto que o deputado ainda é tachado como "radical" por muitos porta-vozes dos jornalões que têm ojeriza aos movimentos sociais.

Um desses factoides tentou criar cizânia entre os movimentos sociais pela ligação histórica de Boulos com o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e com a Frente Povo Sem Medo.

A especulação gerava em torno de supostas críticas de outros movimentos sociais que teriam receio de que Boulos não os privilegiaria no comando da pasta, que tem justamente a função de dialogar com as organizações da sociedade civil.

No entanto, Lula teve a ideia de escalar Boulos para um ministério justamente para que o deputado ganhe experiência em gestão e exercite a flexibilidade de diálogo, uma marca da vida política do presidente. Além disso, o deputado se destaca ao rebater, de forma contundente, os ataques de ódio e fake news de bolsonaristas.

Lula nunca escondeu a admiração por Boulos e a convergência na vida política entre os dois. Embora vá disputar a reeleição em 2026, o presidente já pensa em quem poderá sucedê-lo diante de um cenário em que a direita cria diversos quadros jovens para a disputa eleitoral.

Boulos já teria dado o sim e se movimenta para quando Lula fazer a convocação oficial. O presidente retorna nesta quarta-feira (15) da viagem à China.

Logo Forum