A menor praia do mundo fica em ilha isolada no Brasil e parece um sonho

No litoral norte de São Paulo, há uma ilha que surpreende por sua formação geográfica única

Ilha da Selinha, em Ubatuba
Ilha da Selinha, em UbatubaCréditos: Reprodução/Youtube/Bruno Amir
Escrito en MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE el

A cidade de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, estuda levar ao Guinness Book, o livro dos recordes, um título inusitado: o de menor praia do mundo. O local em questão é uma minúscula faixa de areia localizada na Ilha Rachada — também chamada de Ilha da Selinha — a cerca de 2 km da costa urbana da cidade.

Ilha da Selinha (Foto: Reprodução de vídeo/Bruno Amir)

A ilhota, cercada por costões rochosos e coberta por vegetação típica da Mata Atlântica, abriga uma praia tão pequena que chama atenção pela sua dimensão curiosa. No entanto, o acesso ao local só pode ser feito por barco e não é permitido o desembarque, o que impõe desafios logísticos para uma eventual medição oficial.

Segundo a prefeitura, ainda não há uma medição precisa da extensão da faixa de areia, mas a Secretaria de Turismo está elaborando um plano para transformar a ilha em atrativo turístico oficial e viabilizar a candidatura ao Guinness. A administração também estuda formas de atender aos critérios do livro dos recordes, mesmo com as limitações de acesso.

Com mais de 100 praias espalhadas por sua costa, Ubatuba é reconhecida por sua beleza natural, mas agora busca chamar a atenção global com um atrativo pouco convencional — e possivelmente o menor do planeta.

Peruíbe reclama título

O Conselho Municipal de Turismo (Contur) de Peruíbe também reivindica que a menor praia do mundo se localiza no município.

A Praia das Conchas, também conhecida como Praia da Tatuíra, tem medidas inferiores à da atual menor praia do mundo. O objetivo do Contur é que esse título mundial mude para a cidade e atraia mais turistas para o local.

“Foi criado um grupo de trabalho para apurar questões técnicas como área, comprimento, largura e sazonalidade da praia, mas o conselho não se reuniu porque estava todo mundo trabalhando”, declarou Rodrigo Wolpert, um dos conselheiros, em reportagem de Márcio Ribeiro, no Diário do Litoral.

Leia: A menor praia do mundo pode ficar no litoral de São Paulo; saiba qual é
 

Temas

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar