O litoral de Santa Catarina foi atingido, nesta segunda-feira (2), por um fenômeno raro. Trata-se de um tsunami meteorológico, que provocou a subida repentina de um metro na maré.
Câmeras de segurança registraram o momento em que as águas sobem na região costeira de Jaguaruna. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que o fenômeno é difícil de prever.
Te podría interesar
“Esse fenômeno pode ser claramente diferenciado de ressacas ou agitações marítimas, pois os modelos não indicavam mar agitado nem maré alta. Além disso, no momento da ocorrência, uma intensa Linha de Instabilidade (LI) estava presente no Litoral Sul, coincidente com o avanço do mar, o que permite classificar o evento como um tsunami meteorológico”, apontou a Defesa Civil, via nota.
O órgão destacou, ainda, que as Linhas de Instabilidade são formadas pela junção de tempestades dispostas de maneira alinhada no mar. Quando essas linhas seguem paralelamente à costa, podem provocar alterações repentinas na pressão atmosférica e rajadas de ventos intensas, contribuindo para o avanço da água do mar em direção à praia.
Te podría interesar
Elevação súbita do mar
“Esse fenômeno provoca uma elevação súbita do nível do mar, podendo gerar ressacas e inundações costeiras. O alcance da inundação dependerá da inclinação da praia e da presença ou ausência de dunas”, acrescentou a Defesa Civil.
Não é a primeira vez que este tipo de fenômeno ocorre em Santa Catarina. No dia 11 de novembro de 2023, um tsunami meteorológico atingiu o município de Laguna.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.