Eram 13h45 desta segunda-feira (2) quando um sujeito entrou transtornado na estação de trens de Alverca, uma localidade no município de Vila Franca de Xira, na região metropolitana de Lisboa, em Portugal. Ele carregava um botijão de gás e dirigiu-se diretamente ao elevador das instalações. Estava vivendo o fim de um relacionamento, não o aceitava e ameaçava mandar o lugar pelos ares.
A estação foi evacuada pela PSP (Polícia de Segurança Pública), espécie de PM de Portugal, mas de caráter civil, que trabalha no patrulhamento das ruas. Os bombeiros de Alverca também foram acionados. Com a saída de todos do local, iniciaria então uma negociação para demover o rapaz da ideia perigosa e desesperada. No entanto, não houve conversa e ele abriu o registro do botijão de gás, dentro do elevador.
Passados alguns minutos, nada de explosão. Quando os agentes da PSP fizeram uma incursão na estação para tentar uma ação tática de retirada do homem, perceberam que, na verdade, ele tinha acionado o dispositivo para saída do gás, mas antes de provocar a detonação, com um isqueiro ou outro artefato para dar ignição, ele desmaiou de tanto inalar o produto no ambiente confinado.
Quando a porta do elevador foi aberta, ele estava no chão, balbuciando algumas palavras, mas quase totalmente inconsciente, vítima da intoxicação. O indivíduo desesperado foi removido pelos bombeiros para ser atendido num hospital e não qualquer informação sobre um possível indiciamento por conta de sua atitude.