A Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda emitiu uma nota técnica vedando a propaganda de sites de apostas esportivas na Copa São Paulo de Futebol Júnior, a tradicional Copinha.
Também ficam vetados os patrocínios dessas empresas nos uniformes dos times, além de publicidade e propaganda nos estádios em que serão realizadas as partidas do torneio. A proibição abrange ainda as propagandas das bets durante as transmissões das partidas da Copinha em qualquer meio, TV, rádio ou internet.
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A decisão foi tomada após reunião da Secretaria com a Federação Paulista de Futebol (FPF), promotora do evento, e o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), realizada em 18 de dezembro.
"O aumento da popularidade dos jogos de apostas apresenta desafios, especialmente em relação à publicidade direcionada aos jovens, considerada publicidade abusiva e portanto, proibida. A juventude é uma fase de desenvolvimento cognitivo e emocional, em que os jovens estão mais suscetíveis a influências externas", aponta a nota.
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O texto destaca ainda que não pode se configurar qualquer incentivo para que jovens apostem em sites. "O evento esportivo da Copinha não pode se propor a associar jovens atletas ao mercado de apostas por meio de patrocínios estampados nos uniformes, a ser um espaço para estimular os jovens a apostar, ainda que indiretamente, sob pena de incentivar o desenvolvimento de comportamentos de risco, dependência e até mesmo endividamento, afetando negativamente a saúde mental dos jovens, suas relações sociais e seu desempenho acadêmico. Dessa forma, qualquer violação às Leis e normativas da SPA estão sujeitas às sanções cabíveis."
A 54ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2024, que tem o apoio da Prefeitura de São Paulo, e será realizada de 2 a 25 de janeiro