ARQUEOLOGIA

Descoberta inédita sobre espadas dos vikings é revelada por cientistas

Pesquisadores fizeram achado "único" sobre cultura dos nórdicos na Holanda

Detalhes em pomo de vikings na HolandaCréditos: Fryske Akademie
Escrito en CULTURA el

Arqueólogos fizeram uma descoberta importante perto da vila de Witmarsum, no norte da Holanda: um fragmento de uma espada viking que data do século X.

Esse fragmento é um "pomo" (a parte superior do punho da espada), e é o primeiro do tipo a ser encontrado. O pomo é dourado e apresenta desenhos complexos, típicos de um estilo artístico chamado Mammen, que tem suas raízes no estilo Jellinge, comum entre os vikings.

Os desenhos no pomo incluem cabeças de javali, que simbolizavam força, coragem, combate e proteção. Esses animais eram bastante reverenciados pelos vikings por sua associação com a batalha e a coragem.

 

A Dra. Diana Spiekhout, do Museu Fries, disse que essas espadas eram consideradas "épicas", com valor simbólico e cultural profundo. Elas não eram apenas armas, mas símbolos de status e poder, passadas de geração em geração, sendo frequentemente decoradas por seus donos. Embora esse tipo de espada fosse comum entre as elites da Frísia até o século VIII, o fragmento encontrado é um exemplo mais recente, do século X.

Agora, os cientistas da Fryske pretendem investigar como esse fragmento de espada foi parar na Frísia e tentar descobrir a quem a espada originalmente pertenceu. A pesquisa vai examinar o fragmento sob várias perspectivas, incluindo seu contexto histórico na Frísia, suas ligações com o mundo viking e as tradições de espada da época

"Ao combinar nossas áreas de especialização, podemos estudar esta descoberta de vários ângulos, nomeadamente do contexto frísio, do mundo viking e das tradições da espada", disse Diana ao Fryske Akademy.

 

Temas

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar