O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), tomou posse nesta quarta-feira (1) para o seu segundo mandato e fez um discurso inacreditável em que afirma que defender a ditadura "é liberdade de expressão".
"Se um parlamentar ou qualquer um do povo disser 'eu defendo a ditadura', ele não pode ser processado por isso, porque isso é liberdade de expressão", declarou Melo sob vaias.
Te podría interesar
Em seguida, Melo equipara o socialismo à ditadura. "Mas também quero que aquele que defende o comunismo, o socialismo, dizendo que não acredita na democracia liberal, ele não pode ser processado, porque isso também é liberdade de expressão", disse.
A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), que perdeu no segundo turno para Melo, lamentou o discurso do prefeito. "Lamentável o discurso de apoio aos golpistas e contra a democracia na posse de Poa. É não entender o momento do Brasil e a responsabilidade política", declarou.
A vereadora Natasha Ferreira (PT-POA) classificou a fala do prefeito Melo como "criminosa". "Revoltante. Temos ódio e nojo à ditadura. Isso não é liberdade de expressão. É crime!", disse. Confira no vídeo abaixo:
Nas redes sociais, uma série de políticos se manifestou contra a fala de Sebastião Melo e lembrou ao prefeito que, ao contrário do que ele insinua, não há liberdade de expressão em uma ditadura e que sua defesa é um crime. Confira abaixo algumas reações: