A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu no domingo (1°) um jovem de 24 anos, na cidade de Itajaí, sob suspeita de ter matado a mãe e o padrasto. O crime ocorreu em 23 de novembro, ocasião em que o próprio suspeito telefonou para o Corpo de Bombeiros e informou ter encontrado as vítimas inconscientes dentro de casa.
Segundo os investigadores, o rapaz contou que estava tentando contato com a mãe, Susimara Gonçalves de Souza, e com o padrasto, Pedro Ramiro de Souza, mas não teria obtido retorno. Ele relatou que então resolveu ir até a casa deles e ao chegar lá se deparou com o casal desacordado. Ambos tinham marcas de asfixia e estavam amarrados e amordaçados.
Uma câmera de segurança que fica num imóvel ao lado da residência onde o crime ocorreu registrou a chegada de um carro à 0h53 da madrugada de sábado (23). Dois minutos depois é possível ouvir gritos de mulher, que a polícia acredita serem de Susimara.
A partir daí, os agentes passaram a desconfiar da versão do filho e enteado das vítimas, solicitando à Justiça um mandado de busca e apreensão em locais relacionados ao jovem. Nesses imóveis foram apreendidos dois telefones celulares, computadores e outros materiais, como roupas e calçados. Para as autoridades, o filho pretendia ficar com a herança da família, o que na prática indica um crime por motivações patrimoniais.
Para o delegado que preside o inquérito do duplo homicídio, mais pessoas podem ter participado de alguma forma do crime, embora até o momento nenhum outro indivíduo tenha sido detido. Os detalhes que levaram às suspeitas e à prisão do acusado não foram revelados pela Polícia Civil catarinense.